Americanos acreditam tanto na evolução quanto no criacionismo


Consultados sobre seu ponto de vista sobre se a vida humana é resultado da criação de Deus ou produto da evolução, um quarto dos americanos escolheu as duas teorias como possível resposta, revelou uma consulta divulgada hoje.

Da amostragem geral, a maioria dos americanos expressou uma forte crença no criacionismo, segundo a qual Deus criou os humanos em sua forma atual, durante um período de tempo compreendido nos últimos dez mil anos.

Já me perguntaram em sala de aula se eu acredito em Deus. Sim, acredito sim. E isso não tem nada a ver com teorias da evolução, origens da vida ou qualquer outro tema científico.

Ciência e religião para mim são dois assuntos distintos, que devem ser tratados cada um em seu âmbito próprio. É um erro tentar unir os dois. Na religião você não precisa ver, não precisa provar, você deve apenas crer. Na ciência você precisa ver (ou pelo menos ser capaz de inferir baseado na lógica), precisa provar, ou formular teorias. Na ciência uma teoria pode ser derrubada, ficar obsoleta se surgir novas informações e novas teorias. Na religião nada de novo pode surgir, nenhum dogma será derrubado ou ficará obsoleto.

Considero um enorme atraso científico se ensinar nas escolas o criacionismo como uma teoria ainda válida. Sempre que falo sobre "Teorias da Origem da Vida" para meus alunos cito o Criacionismo, assim como a Abiogênese. Faz parte da História da Ciência e não posso omitir, mas levar a sério? Nem de brincadeira!

0 comentários: