Hipótese Oparin-Haldane ou Hipótese Heterotrófica


Segundo Oparin, em ambiente aquoso, compostos orgânicos teriam sofrido reações que iam levando a níveis crescentes de complexidade molecular, eventualmente formando agregados colóides, ou coacervados. Esses coacervados seriam aptos a se "alimentar" rudimentarmente de outros compostos orgânicos presentes no ambiente, de forma similar a um metabolismo primitivo. Os coacervados não eram ainda organismos vivos, mas ao se formarem em enormes quantidades, e se chocarem no meio aquoso durante um tempo muito longo, eventualmente atingiriam um nível de organização que desse a propriedade de replicação. Surgiria aí uma forma de vida extremamente primitiva.


Haldane supunha que os oceanos primordiais funcionassem como um imenso laboratório químico, alimentado por energia solar. Na atmosfera, os gases e a radiação UV originariam compostos orgânicos, e no mar formaria-se então uma sopa quente de enormes quantidades de monômeros e polímeros. Grupos desses monômeros e polímeros adquiririam membranas lipídicas, e desenvolvimentos posteriores eventualmente levariam às primeiras células vivas.


Estavam ao menos parcialmente corretos, quanto a origem de aminoácidos e outros tijolos básicos da vida, como comprovou-se com o experimento de Urey-Miller, em 1953, que simulava essas condições atmosféricas, e o de Juan Oró em 1961. Os experimentos foram repetidos com diversas atmosféricas hipotéticas, sempre obtendo resultados similares.


Posteriormente, Sidney Fox levou o experimento um passo adiante fazendo que esses tijolos básicos da vida se unissem em proteinóides - moléculas polipeptidicas similares a proteínas - por simples aquecimento. No trabalho seguinte com esses aminoácidos e pequenos peptídeos foi descoberto que eles podiam formar membranas esféricas fechadas, chamadas de microesferas. Fox as descreveu como formações de protocélulas, acreditando que fossem um passo intermediário importante na origem da vida. As microesferas tinham dentro de seu envoltório um meio aquoso, que mostrava movimento similar a ciclose. Eram capazes de absorver outras moléculas presentes no seu ambiente; podiam formar estruturas maiores fundindo-se umas com as outras, e em certas situações, destacavam-se protuberâncias minúsculas de sua superfície, que podiam se separar e crescer individualmente.


As pesquisas nesse sentido não pararam por aí, sendo ainda muito importantes os experimentos e hipóteses levantadas por nomes como Manfred Eigen, Sol Spiegelman, Thomas Gold, A. G. Cairns-Smith, e uma série de outros trabalhos mais atuais.
Fonte: Wikipedia

9 comentários:

Anônimo disse...

ola, eu sou de Brasilia estudo no 1 º ano do ensino medio, e em biologia eu estou estudando isso e essa materia que a senhora postou me ajudou muito a fazer minha prova de recuperação.

muito obrigado continue assim : )

Ana Maria disse...

Olá! Fico feliz por ter te ajudado. Precisando de mais ajuda é só pedir. Abraços.

Anônimo disse...

olá ana maria sua postagem me ajudou muito estou no 1º ano do ensino medio e usei ela para fazer um artigo sobre a origem da vida e sua hípoteses muito obrigada e continue assim :D

Ana Maria disse...

Muito obrigada pelo carinho! Abraços.

Anônimo disse...

Olá Ana Maria,esse tipo de assunto me ajudou muito para eu fazer um trabalho de Biologia,eu estou no 1°ano do ensino médio,estou estudando teorias da origem da vida.Muito obrigada.

Ana Maria disse...

Olá Anônimo

Fico feliz por ter te ajudado.

Abraços

Anônimo disse...

Olá, estou no 9º ano do Ensino Fundamental e estou introduzindo a matéria biologia, a qual é minha preferida. Em diversas buscas por um maior aprendizado e entendimento encontrei seu site, que me ajudou expressivamente.
Muito obrigada, você não faz ideia de como é importante na vida de uma aluna.

Ana Maria disse...

Oi Anônima

Fico muito feliz por estar te ajudando de alguma forma.

Abraços

Unknown disse...

Gostaria de saber qual a importancia de Oparim e Haldane para a ciência