Seres Autótrofos



Os seres autótrofos (auto=por si mesmo; trofos= alimento,alimentação), são aqueles capazes de produzir o seu próprio alimento, sem depender de outro ser vivo para isso. Através de uma reação química, transformam água, sais minerais e gás carbônico em glicose (energia e matéria orgânica) e oxigênio.
A maioria dos seres autótrofos (algas, plantas e certas bactérias) faz fotossíntese, captando energia luminosa do Sol e utilizando-a na fabricação de matéria orgânica. Existem, ainda, alguns poucos seres autótrofos que fazem quimiossíntese, como, por exemplo, certas bactérias, e obtêm energia para a vida através de reações químicas inorgânicas, sem a presença de luz.
Os seres autótrofos fotossintetizantes, além de produzirem praticamente todo o alimento consumido pelos heterótrofos, liberam oxigênio (O2) no ambiente. Esse gás é utilizado na respiração pelos animais, pelas próprias plantas e por muitos microorganismos.

348 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 348   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

o q é autotrofos?

Ana Maria disse...

Olá Anônimo!
Seres autotrofos são capazes de produzir o seu próprio alimento sem que para isso necessitem se utilizar de um outro ser vivo. "Trofos" é uma palavra grega relativa a alimento/alimentação. Um ser vivo autotrofo é capaz de produzir seu alimento utilizando elementos químicos básicos, tais como: água, gás carbônico, sais minerais e luz solar.

Anônimo disse...

Os seres autotrofos pertencem a que reino?

Ana Maria disse...

Oi Anônimo

Os seres autótrofos podem pertencer a dois reinos:
1) Reino Plantae ou Metaphyta (das plantas) - onde se encontram as plantas

2) Reino Monera - onde se encontram as bactérias

Abraços

Anônimo disse...

oii tia me add quero ser seu aluno virtual para vc tirar minhas dúvidas : lincolnsegundo@gmail.com adoro o jeito q ensina!

Ana Maria disse...

Amore, nenhum aluno meu fica impune se me chamar de "tia"! Mordidas e abraços.

alany disse...

eu adoro biologia e pretendo fazer vestibular pra biologia(bacharel)e pessoas proximas a mim me criticam dizem q eu vou me arrenpender mas nao to nem ai eu me fascino com biologia.é uma area q as pessoas se arrependem ou gostam ainda mais quando passar a prestar vestibular?

Ana Maria disse...

Alany, a Biologia é uma área fascinante! E depois que você começar a estudá-la, a tendência é que o seu fascínio por ela aumente ainda mais!
Tudo bem, sou suspeita... :-)
Procure se informar bem sobre a faculdade, sobre as áreas de atuação, confirme se é isso mesmo que você quer e, seja bem vinda colega!

Unknown disse...

oque é seres autotróficos

Ana Maria disse...

Oi Yuri
Seres autotróficos são seres autótrofos! Ou seja, seres vivos capazes de produzir o seu próprio alimento, a partir de substâncias simples encontradas na natureza, sem utilizar nenhum ser vivo para isso.
Abraços.

Anônimo disse...

oi eu queia saber como e um ser autotrofo?e de onde vem esse nome?

Ana Maria disse...

Olá
A palavra autótrofo vem do grego, onde AUTO = si próprio, e TROFOS = alimento.
Qualquer planta clorofilada, que realiza a fotossíntese, é um autótrofo. Ou seja, você deve conhecer muitos seres autótrofos!
Abraços.

Fano disse...

Olá, quais são os processos de nutrição autotrófica existentes? E, obrigatóriamente, em todos esses processos são produzidos glicídios?
Obrigado.

Ana Maria disse...

Olá Fano

Existem duas formas de nutrição autotrófica: a fotossíntese e a quimiossíntese.

A fotossíntese ocorre nos vegetais superiores clorofilados, nas algas, nas cianobactérias (algas azuis) e em algumas bactérias. Esta reação necessita de CO2, H2O, luz e clorofila, para que no final obtenha-se glicose (glicidio ou açúcar) e O2.

A quimiossíntese ocorre somentes nas bactérias. Esta reação não necessita de luz. Primeiro as bactérias oxidam substâncias minerais (ferro, enxofre ou nitrogênio); esta reação produz a energia química que será usada para transformar CO2 e H2O em glicose (glicidio ou açúcar) e O2.

Como pode ver, sempre é produzido um glicidio. Afinal os açúcares são fonte de energia e matéria para os seres vivos!

Abraços.

Fano disse...

Nossa! Sanou minhas dúvidas, perfeita a resposta, muito bem detalhada. Parabéns pela iniciativa do blog e por responder as perguntas. Com certeza voltarei mais vezes aqui.
Abraços.

Ana Maria disse...

Obrigada Fano. Abraços!

Anônimo disse...

ola meu nome é amanda gostei muito de vc ter explicado o que era seres autotrofos me ajudou muito a reelembrar sou aluna da 7- serie obrigada!!!! tchau

Anônimo disse...

Quais são outros exemplos de seres autótrofos,Além de plantas algas e bactérias?

Ana Maria disse...

Oi Amanda, fico feliz por ter te ajudado. Abraços!

Ana Maria disse...

Olha, os seres autótrofos são somente as plantas clorofiladas, as algas (todas) e algumas bactérias. Que eu saiba, são só estes mesmo. Caso você conheça outros, conte para nós. Abraços.

Anônimo disse...

oi, eu adorei esse seu blog1 espero que nao desista dele. tirei muitas duvidas com isso! bjs

Ana Maria disse...

Obrigada. Desistir? Com o reinício das aulas posso demorar um pouco para responder, ou publicar algo novo, mas não desisto não! Abraços!

Anônimo disse...

Ana, queria lhe pedir para me dar uns exemplos de seres:

autótrofos
heterotrófos
celula eucarionte
|| procarionte

e o que seria organismo multicelular?

desde ja agradeço..beijos

Anônimo disse...

Muito bom. obrigado ana, são poucas as pessoas como você, que tem tamanha atenção com as perguntas de seu blog!

Que Deus te Abençoi!
Abraço.

Ana Maria disse...

Oi, vamos por partes:

- exemplos de autótrofos- qualquer vegetal clorofilado: pinheiro, grama, capim, alga, rosa, eucalipto, etc.

- exemplos de heterótrofos- qualquer animal: pulga, elefante, lambari, tucano, aranha, minhoca, mosca, etc.

-exemplos de células eucariontes- as células eucariontes possuem núcleo verdadeiro e são encontradas nos protistas (algas e protozoários), nos fungos (cogumelos e bolores), nas plantas (samambaia e peroba) e nos animais (cachorro e pulga).

- exemplos de células procariontes- as células procariontes não apresentam núcleo verdadeiro e o material nuclear está espalhado pelo citoplasma. Qualquer ser do reino monera, ou seja, qualquer bactéria (Clostridium tetani causadora do tétano, por exemplo) e as cianobactérias (algas azuis) são procariontes.

Um organismo multicelular tem ser corpo formado por mais de uma célula, bons exemplos são os seres humanos, os gatos, pernilongos, pau-brasil, flor-de-maio e etc.

Os seres unicelulares tem seu corpo formado por uma só célula, como por exemplo a bactéria Mycobacterium tuberculosis causadora da tuberculose, Trypanosoma cruzi causador da doença de Chagas, Euglena alga protista, e etc.

Abraços!

Ana Maria disse...

Obrigada pelo carinho, Anônimo.
Abraços!

Anônimo disse...

Bom dia, Queria saber sobre os componentes celulares e sua funções.
Obrigadaa

Anônimo disse...

Muito Obrigado, ajudou muito na minha lição de casa :D

Ana Maria disse...

Obrigada

Anônimo disse...

A pulga do cachorro é um ser vivo autótrofo ou heterotrófico?por quê?

Ana Maria disse...

Fiquei na dúvida se era uma pergunta séria ou não, mas lá vai: a pulga é heterotrófica, pois depende de outro ser vivo para conseguir o seu alimento. Abraços.

Kikous Sempre disse...

Parabéns Ana pela sua iniciativa. Esse é um blog que vale a pena seguir e sempre acompanhar!!!

Ana Maria disse...

Kikous, muito obrigada pelo carinho e incentivo. Conte comigo. Abraços.

Giovana disse...

como eram os primeiros seres autotrofos?

Anônimo disse...

Odeio biologia ,
mas percebir que voocê Ana Maria sabe muito sobre isso ...
Parabéens

moana disse...

Esta pergunta da " pulga " ,
é séria . No meu livro faz essa pergunta por isso queria saber e quem perguntou ela , me fez um beem . E voocê melhorou minha dúvida , muito beem . Parbéns pelo seu trabalho

Ana Maria disse...

Giovana,
Os primeiros seres autótrofos foram as algas azuis, também chamadas de cianofíceas ou cianobactérias, que existem até hoje e pertencem ao Reino Monera. Abraços.

Ana Maria disse...

Muitas pessoas odeiam Biologia. Mas dê uma chance..... quem sabe você passa a entender melhor a matéria e fica de bem com esta ciência. Realmente, eu sei alguma coisa de Biologia; e aquilo que não sei: vou atrás e aprendo! Abraços.

Ana Maria disse...

Oi Moana, que bom que pude te ajudar "por tabela" :-) . Abraços

Manu disse...

oiiiiiiii!Prof Ana eu queria saber sobre Leeuwenhoek um homem que polia lentes e fazia microscopios eu não sei se conhece mais me interessei pelo assunto.

Anônimo disse...

se uma fábrica produz alimentos semelhante ao realizado pela maioria dos seres autótrofos ,qual é a fonte de energia utilizada nessa fábrica ?

Ana Maria disse...

Olá Manu
Eu sabia apenas que Leeuwenhoek participou do desenvolvimento do microscópio.Mas, para ter responder de acordo, fui ler mais sobre ele. Este cientista mereceu um post no blog! Espero que isso te ajude. Abraços.

Ana Maria disse...

Prezado Anônimo
Discordo de você quando diz que "uma fábrica produz alimentos semelhante ao realizado pela maioria dos seres autótrofos". Para "produzir" alimentos, a fábrica precisa receber a matéria-prima, que são seres vivos, sem isso não há "produção" de alimentos. Nas fábricas os seres vivos são transformados, e irão durar mais, ter formas e sabores inusitados, e etc. Mas nenhuma fábrica cria alimentos a partir de água, sais minerais, gás carbônico ou luz.


A fonte de energia das fábricas, nós sabemos qual é, pode ser energia elétrica, queima de combustíveis, energia nuclear, energia solar (?), etc.

Abraços

Anônimo disse...

qual e a formula e os consumidores da fotossintese?E O Que E.

Unknown disse...

oi ana adorei esse site adoro biologia e gostaria de ser seu aluno virtual me add no msn haylankiba_moraldofaite@hotmail.com
obg

Ana Maria disse...

Oi Haylanzinho
Apesar de possui msn, atualmente não entro nele. Qualquer dúvida, use o blog ou me mande um email. Abraços.

Ana Maria disse...

Olá Anônimo
A fotossíntese é uma reação química, onde a luz ajuda a transformar água e gás carbônico em glicose, oxigênio e água.
A equação da fotossíntese é:

12H2O + 6CO2 → 6O2 +C6H12O6 + 6H2O

Mais informações, leia o post sobre fotossíntese neste blog.
Abraços.

Anônimo disse...

olá, queria saber mais sobre biologia, tenho 12 anos e não entendo muito sobre ciências(mais sempre tiro notas boas...haha)
adorei suas explicaçoes e gostaria de sempre acompanhar novos assuntos!
acompanharei esse blog, e queria que me tirasse uma dúvida!! o que são seres heterotróficos?? Nunca entendo bem quando minha professora de ciências explica.
beijinho
imail:iel_zinha@hotmail.com

Ana Maria disse...

Oi Ielzinha

Estamos falando sobre o modo que o ser vivo dispõe para conseguir o seu alimento. Alimento é fundamental, né?

Bom, quando o ser vivo depende de outro ser vivo para conseguir o seu alimento, nós dizemos que é um ser heterotrófico (ou heterótrofo).

Veja o caso do ser humano. Com toda a nossa inteligência e tecnologia, não podemos produzir o nosso alimento sem depender de outro ser vivo para isso! Tudo o que comemos, pode ter sido muito modificado pela indústria mas, vem de um animal ou de um vegetal!

Os seres humanos são heterótrofos, assim como todos os outros animais.

Melhorou? Qualquer dúvida pergunte de novo. Abraços.

Anônimo disse...

você é formada pela usp, e você estudou muito pra passa no vestibular não é ?
e eu ainda não decidi que curso eu quero fazer, só sei que eu quero que seja em uma universidade publica, estou no 2ºano do encino médio e queria algumas dicas de quantas hora estudar por dia mais ou menos ?

Eva disse...

Olá! Eu gostaria de saber em que a glicose obtida é util para os próprios autótrofos.Por que os carboidratos são chamados de combustíveis para as células? E por que se diz q se a produção de açúcares acabasse a vida na Terra seria extinta?

Ana Maria disse...

Olá Anônimo

Sim eu estudei muito para passar na USP. Na época, eu fazia o ultimo ano do colegial (ensino médio) de manhã e cursinho no objetivo `a tarde. E durante os quatro anos do colegial (fiz o curso normal para o magistério que era mais longo), sempre estudei, tirei dúvidas e realmente aprendi as matérias de cada ano. Não sei te dizer quantas horas por dia. Para mim, o mais importante foi evitar as "neuras" de final de ano e véspera de vestibular. Não estudava nos fins de semana. E quando o clima no cursinho "pesou" não fui mais. Assisti todos os filmes que foram lançados naquele ano! hehehe

Mas cada pessoa é diferente, tem seu próprio ritmo. O melhor que eu posso te recomendar é: aprenda realmente cada assunto de cada matéria, faça as tarefas, tire as dúvidas, leia os livros didáticos em casa, vá além do que os professores dão na sala de aula.

Precisando de ajuda, conte comigo.

Abraços.

mariana disse...

Quais são os possíveis tipos de obtenção de alimento dos seres vivos autotróficos?

Ana Maria disse...

Oi Mariana

Os seres autótrofos podem obter alimento através da fotossíntese ou da quimiossíntese.
Abraços

Ana Maria disse...

Olá Eva

Vou tentar esclarecer.
Todos os seres vivos precisam de energia para manter a sua viva. Mas não é qualquer energia, somente a energia orgãnica serve.

Energia orgânica só é encontrada nos seres vivos.

E como os seres vivos obtem esta energia orgânica? Através da fotossíntese, os produtores (plantas por exemplo) são capazes de transformar energia solar em energia orgânica. Esta energia, surge nos produtores, na forma de moléculas de um carboidrato chamado glicose.

Todos os carboidratos possuem muita energia orgânica, por isso podem ser chamados de "combustíveis" (aquilo que fornece energia para que algo funcione). Os carboidratos são fontes de energia orgânica.
Esta energia orgânica, presa nos carboidratos, será liberada quando eles, os carboidratos, forem consumidos na respiração celular. A energia orgânica é liberada na forma de moléculas de ATP (adenosina trifosfato).

Como todos os seres vivos, os autótrofos precisam desta energia, e ainda bem que eles são capazes de fabricá-la sem depender de outros, né?

Caso não existam os seres capazes de transformar a energia solar em energia orgânica, os produtores, não haverá mais energia e matéria orgânica para mais ninguém e todos morrerão por falta de energia, todos morrerão de fome.

Como aquela brincadeira de derrubar dominós, onde derrubando o primeiro todos os outros caem em sequência. O primeiro dominó, neste caso, são os produtores, os que produzem açúcares (carboidratos) que são a fonte de energia orgânica para os seres vivos.

Não sei se fui clara. Qualquer dúvida pergunte.

Abraços

Anônimo disse...

em qual local da planta ocorre a fotossintese?

Anônimo disse...

oi tudo bom gostei muito do seu site,quando for pesquisar qlguma de ciencias vou sempre vir aqui neste site brigado

Ana Maria disse...

Olá Anônimo

A fotossíntese ocorre principalmente nas folhas, pois é aí que se encontram os cloroplastos, organelas celulares que armazenam clorofila. A clorofila, é um pigmento verde, e realiza a fotossíntese.

Abraços

Ana Maria disse...

Oi Anônimo
Muito obrigada pelos elogios. Abraços

Anônimo disse...

Nossa muito interessante o seu blog!
Vai me ajudar muito nas aula de biologia!!!bia
Se a senhora tiver orkut, me add aí:
bia_mg13@hotmail.com
Obrigada!

Ana Maria disse...

Oi Bia

Tenho Orkut sim (anaplantinha@yahoo.com.br), uso como meio de comunicação com meus alunos. Ultimamente não estou recebendo avisos por email e devido a isso demoro a responder. Prefiro usar o blog para comunicação.
Obrigada pelos elogios. Abraços

Anônimo disse...

Poor que os autófos são chamados assim?

obgd Sitee muiito Boom Soobre o Asuunto *-*
Respota: mila_ramos12@hotmail.com (email/orkut e msn)

Ana Maria disse...

Olá Anônimo

A palavra autótrofo vem da junção de duas palavras:

AUTO= por si mesmo
TROFOS= alimento, alimentação

Identifica os seres vivos capazes de fabricar o seu próprio alimento.

Abraços

tath disse...

Prof. Ana maria , queria lhe fazer uma pergunta. Como ocorreu o surgimento de um ser autotrofo ?

Anônimo disse...

Olá ANA TUDO BEM?
espero que ESTEJA... Eu queria parábeniza-la pelo seu blog.ELE ESTA MIM AJUDANDO MUITO POIS TINHA MUITAS DUVIDAS SOBRE SERES AUTÓTROFO E gostaria também de ser a sua aluna virtual mim add num msn
Thais_amor_eternoforever7@hotmail.com
add POR FAVOR POIS NAO ENTENDO QUANDO A MINHA PROFESSORA EXPLICA!
muito OBRIGADO!pela a sua atenção bjo fica com DEUS
ass:Thais

Anônimo disse...

oque são seres heterotrofos?

Ana Maria disse...

Oi Tath
A teoria atualmente aceita é: após o resfriamento desta rocha quente que era o nosso planeta, o vapor de água resultante condensou e passou a cair como chuva torrencial. Esta água lavou a superfície carregando várias substâncias para as áreas rebaixadas, assim formaram-se os mares e oceanos. A rocha continuou a esfriar, as chuvas continuaram, os materiais foram se acumulando nos oceanos. Ficou nisso uns bons milhões de anos. Então começaram a surgir amontoados de substâncias orgânicas, e depois surgiu os primeiros seres vivos que eram heterótrofos, ou seja, comiam as partículas nutritivas que existiam em abundância nos oceanos.
Passa mais um tempão..... surgem células capazes de fabricar glicose através da fotossíntese (afinal tinha luz solar de sobra!). Algumas destas células tornaram-se as algas azuis (autótrofas) que existem até hoje, e outras foram absorvidas por alguns heterótrofos, sofreram mudanças dentro destas células e deram origem aos cloroplastos, tornando estes individuos os primeiros autótrofos mais complexos. Daí prá frente, estas células foram se transformando e evoluindo, até chegar no que vemos por ai.
Abraços

Ana Maria disse...

Olá Thais
Obrigada pelos elogios, fique a vontade para tirar as dúvidas comigo.
Abraços

Ana Maria disse...

Oi Anônimo
Seres heterótrofos são aqueles que dependem de outros seres vivos para conseguir o seu alimento, porque não podem fabricar o seu próprio alimento. Por exemplo: todos os animais.
Abraços

Anônimo disse...

Seres autótrofos caracterizam-se por conseguir sintetizar sua própria fonte de energia?

Ana Maria disse...

Oi Anônimo
Sim, isso mesmo. Os autótrofos podem sintetizar a sua própria fonte de energia, que nada mais é do que o seu alimento.
Abraços

Anônimo disse...

Como teriam surgido os primeiros autotroficos?

Raul Siqueira disse...

Como surgirão os primeiros Organismos autrotofos??

Ana Maria disse...

Oi Anônimo e Raul

A teoria atualmente aceita é: após o resfriamento desta rocha quente que era o nosso planeta, o vapor de água resultante condensou e passou a cair como chuva torrencial. Esta água lavou a superfície carregando várias substâncias para as áreas rebaixadas, assim formaram-se os mares e oceanos. A rocha continuou a esfriar, as chuvas continuaram, as substâncias foram se acumulando nos oceanos. Ficou nisso uns bons milhões de anos. Então começaram a surgir amontoados de substâncias orgânicas, que depois evoluiu para os primeiros seres vivos que eram heterótrofos, ou seja, comiam as partículas nutritivas que existiam em abundância nos oceanos.
Passa mais um tempão..... surgem células capazes de fabricar glicose através da fotossíntese (afinal tinha luz solar de sobra!). Algumas destas células tornaram-se as algas azuis (autótrofas) que existem até hoje, e outras foram absorvidas por alguns heterótrofos, sofreram mudanças dentro destas células e deram origem aos cloroplastos, tornando estes indivíduos os primeiros autótrofos mais complexos. Daí em diante frente, estas células foram se transformando e evoluindo, até chegar no que vemos por ai.
Abraços

Anônimo disse...

Ana , então seres autótrofos são seres vivos capazer de produzir seu propio alimento e por isso são produtores------


E serer Heterótrofos são seres que nsão sao capazes de produzir seu propio alimento porisso são consumidores------

Correto?


Obrigado Ana , Otimo blog :]

Ana Maria disse...

É isso mesmo Anônimo!
Obrigada pelo elogio.
Abraços

Anônimo disse...

Oii , eu queria tirar uma dúvida ,
Os seres autótrofos se formaram primeiro que os heterótrofos ? eles foram os primeiros seres vivo do planeta ?

E Outra, qual seria a ordem de :

I -> Aumento gradativo da concentração de O2 na atmosfera .

II-> Aparecimento dos organismo heterótrofos.

III - > Surgimento de organimos com capacidade de utilizar energia luminosa .

Qual seria a ordem de : I, II e III .

Grato !

Ana Maria disse...

Oi Anômimo

Os primeiros seres vivos que apareceram no planetas eram seres heterótrofos, que passaram a consumir a matéria orgânica acumulada nos oceanos.

Bem depois apareceram seres autótrofos que realizam a fotossíntese, e assim o gás oxigênio surgiu e começou a se acumular na atmosfera.

Resumindo:

1- surgem os seres heterótrofos,
2- surgem os seres autótrofos,
3- produção e acúmulo de O2 na atmosfera.

Abraços

Anônimo disse...

como e em que época os seres autótrofos surgiram?

Anônimo disse...

olhá ,eu gostaria de saber quais seres são autótrofos???


Obrigado ! =D

daany disse...

qual é a importância dos AUTÓTROFOS para os outros seres vivos ?

Unknown disse...

Olaaa ,
eu tenho um trabalho sobre seres Autótrofos para apreseta , e queria saber qual é a origem deles ? se eles surgiram dos heterotróficos ?
agradeço desde ja :D

Anônimo disse...

qual é a origem dos seres autótrofos ?
obrigado :D

Anônimo disse...

Obrigada!Essas info.Me ajudaram!!!!!!!!!!!!!Maravilhoso Blogggg

Ana Maria disse...

O planeta Terra formou-se há cerca de 4,6 bilhões de anos.

Supõe-se hoje, através do estudo de fósseis, que os primeiros seres vivos surgiram provavelmente há cerca de 3,5 bilhões de anos.

Os primeiros seres vivos da Terra, eram unicelulares, heterotróficos e alimentavam-se de substâncias existentes nos oceanos.

Mas milhões de anos depois, após muitas modificações acorridas no material genético, alguns desses seres tornaram-se capazes de produzir clorofila e fazer fotossíntese. Surgiram, então os primeiros seres autotróficos, que produziam o alimento necessário para manter a vida na Terra.

A data exata é difícil de dizer! :-)

Ana Maria disse...

Oi

Os seres autótrofos são os vegetais clorofilados, as cianobactérias, as algas protistas e algumas bactérias.

Abraços

Ana Maria disse...

Olá Daany

Os autótrofos são muito importantes para os outros seres porque são os únicos capazes de transformar a energia solar em energia orgânica. E todos os seres precisam de energia orgânica! Os autótrofos então, são a base da cadeia alimentar.

Abraços

Ana Maria disse...

Oi Bruno

Os autótrofos se originaram da evolução dos seres heterótrofos. Expliquei melhor em um post recente no blog.

Abraços

Ana Maria disse...

Anônimo, muito obrigada pelo elogio.

Abraços

Anônimo disse...

o que sao seres heterótrofos?
abraços.

Ana Maria disse...

Oi Anônimo

Seres heterótrofos são aqueles seres que não podem fabricar o seu próprio alimento, por isso dependem de outros seres vivos como fonte de alimento. Todos os animais, por exemplo, são heterótrofos pois dependem de outros animais ou de vegetais como fonte de alimento.
Existe no blog um posto sobre os heterótrofos.

Abraços

julio vasconcelos disse...

ola ana , gotei realmente do seu blog a maneira que vc explica , se torna facil , e muito legal o seu blog paixao a primeira a vista , a maneira que vc explica e um dom de Deus , pode ter certeza . obrigado por sanar as minha duvidas

Anônimo disse...

olá quero ser biólogo mas preciso saber as diferenças das células procariontes ou procarióticas das eucariones ou eucarióticas

Ana Maria disse...

Julio

Obrigada pelos elogios. Gosto muito do que faço. Abraços.

Ana Maria disse...

Oi Anônimo

As células procarióticas não possuem núcleo verdadeiro, pois não tem a membrana nuclear, são células primitivas e simples, e os seres vivos que possuem esta célula são chamados seres procariontes. Já as células eucarióticas são mais avançadas e complexas, possuem núcleo verdadeiro pois possuem membrana nuclear, os seres que possuem este tipo de célula são seres eucariontes.

Então, a diferença principal é a presença ou não de um núcleo verdadeiro (presença ou ausência da membrana nuclear também chamada carioteca ou cariomembrana).

Procure neste blog os posts relativos a estes dois tipos de células.

Abraços

Anônimo disse...

Olá Ana. meu nome é Juliana e estava "a toa" no google procurando sobre os seres autótrofos e por acaso achei você ( uma alma salvadora dos pobres que não sabe nada de Biologia ) como eu !
Amei seu blog, são pessoas como você que o país precisa para ir para frente! Lhe adicionei no orkut, espero que me aceite. Beijos e parabéns pelo belo trabalho que faz!

Ana Maria disse...

Oi Juliana

Primeiro, muito obrigada pelos elogios, eu me esforço bastante para que as pessoas entendam Biologia, que é um assunto que amo muito.

Segundo, vi seu pedido no Orkut e vou te adicionar sim, mas eu praticamente não uso o Orkut, é mais fácil você me achar aqui pelo blog mesmo.

Abraços

Anônimo disse...

Olá Ana, estou com um trabalho de Biologia muito complicadinho, queria que você definisse para mim o que é a HIPOTESE AUTOTRÓFICA E HIPOTESE HETEROTRÓFICA.
Desde já agradeço sua compreensão!
Beijos Juliana.

Ana Maria disse...

Oi Juliana

Estes dois assuntos são relativos `a Origem da Vida (pode procurar no blog que tem algo sobre isso).

A HIPOTESE HETEROTROFICA diz que os primeiros seres vivos que surgiram no nosso planeta eram SERES HETEROTROFOS, ou seja, seres que apenas consumiam o alimento disponível nos oceanos primitivos e não tinham a capacidade de fabricar o seu próprio alimento.

Já a HIPOTESE AUTOTROFICA diz que os primeiros seres vivos que surgiram no nosso planeta eram SERES AUTOTROFOS, ou seja, seres capazes de produzir o seu próprio alimento (através da fotossíntese ou da quimiossíntese).

A hipótese mais aceita atualmente é a Hipótese Heterotrófica:
- os processos de produção de energia (foto ou quimiossíntese) são muito complexos e demandam uma célula mais avançada; as primeiras células seriam simples demais para isso, somente após alguns milhares de anos é que surgiriam seres capazes de produzir o seu próprio alimento,
- já havia muito alimento disponível nos oceanos primitivos, o que propiciaria o surgimento de seres que consumissem este alimento.

Caso tenha mais dúvidas pode perguntar.

Abraços

lica doida disse...

como os seres sutotrofoas e os heterotrofos obtem alimento?

Ana Maria disse...

Oi Lica

Os seres autótrofos produzem o seu próprio alimento através da fotossíntese ou da quimiossíntese.

Os seres heterótrofos precisam consumir um outro ser vivo (vegetal ou animal) como forma de se alimentar.

Abraços

Ana Maria

Anônimo disse...

gostei. é muito informativo!

Anônimo disse...

gostei. é muito informativo!

Ana Maria disse...

Muito obrigada.
Abraços

Anônimo disse...

Oi Ana seu blog foi uma otima ideia, com esse blog consegui acabar meu trabalho de ciencias

abraços

Anônimo disse...

qual a difernça entre o quimiossintetetizado e fotossintetizado?

Ana Maria disse...

Olá Anônimo

Precisando de mais ajuda é só pedir!

Abraços.

thayná Pires M. disse...

ooi, que Blog maravilhoso! eu estudei para a minha prova de Biologia só por ele! Muito Lindo seu trabalho parabéns! beijos, boa noite *-*

Ana Maria disse...

Oi Thayná

Muito obrigada pelo elogio, sempre que precisar pode contar comigo.

Abraços

Anônimo disse...

Olá, professora Ana.

Muito interessante a iniciativa do blog.
Muitos os comentários de alunos que foram ajudados em seus trabalhos.

Pois bem, eu não sou mais aluna, mas tenho uma curiosidade.

Estava dia desses conversando com uma amiga sobre as necessidades alimentares - ela virou vegetariana faz pouco tempo - e depois recebi um email dela falando de pessoas vivendo só de luz do sol.

Não sei se você já ouviu falar disso, o link segue http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/4506/humanos_autotrofos/

Não sou entendida de biologia, mas acho inacreditável. Afinal, os autótrofos não tem células especializadas?

Há uma outra parte que gostaria, se possível, de uma análise de especialista, que se refere a mudança da cor dos olhos - que ficariam azuis - por conta de "olhar constantemente o sol e o céu azul".

Se possível, responda, assim pode ser que consiga salvar o pobre corpo heterótrofo da minha amiga!

Um abraço,

Luisa

Ana Maria disse...

Olá Luisa

Já ouvi falar sim destes seres humanos autótrofos, inclusive há um post no blog sobre isso (http://vivendociencias.blogspot.com/2008/11/seres-humanos-auttrofos.html).

Ser vegetariano é uma opção pessoal, tenho vários amigos e colegas vegetarianos.

Quanto aos "comedores de sol" (sun eaters), como são chamados os supostos seres humanos autótrofos, na própria matéria levanta-se a suspeita de que estas pessoas ingerem algum tipo de alimento clandestinamente.

Na minha modesta opinião, não sou especialista nem médica, uma pessoa que fique olhando muito para o sol irá perder a visão, e não ficar com os olhos azuis, já que esta característica é determinada pelos genes, ou seja esses "comedores de sol" já nasceram com os olhos azuis.

E você está certa, nosso organismo não está preparado e equipado para sermos autótrofos.

Diga para sua amiga continuar apenas vegetariana e, se possível, fazer acompanhamento médico constante. Qualquer mudança alimentar (regime, por exemplo) deve ser acompanhada por um médico, não acha?

Abraços

Ana Maria disse...

Oi Beatriz

Só dois exemplos? Qualquer planta é um ser vivo autótrofo! Pode ser então: samambaia, avenca, arroz, feijão, rosa, pinheiro, grama, cenoura, maçã, pera, (tá na hora do meu almoço...percebe-se, né?), carvalho, pitanga e etc.

Abraços

Ana Maria

Anônimo disse...

parabéns pelo blog professora!
está me ajudando.
a senhora poderia postar sobre uns assuntos em que eutenho duvida?

*-*

Abraços karen

Anônimo disse...

Então o papel dos seres autótrofos é o mesmo dos decompositores?

Os decompositores transformam matéria inorgânica em matéria ogânica.

Qual a difereça entre eles, autótrofos e decompositores?

Ana Maria disse...

Oi Gloss

Claro que posso tirar suas dúvidas!

Vamos primeiro esclarecer o papel dos autótrofos e dos decompositores, que não é o mesmo!

Os autótrofos transformam energia solar (os que são fotossintetizantes) ou energia química (os que são quimiossintetizante) em energia e matéria orgânica.

A matéria orgânica, criada pelos autótrofos, é composta por moléculas grandes e complexas,que se organizam formando células, tecidos, órgãos dependendo de cada ser vivo.

Após a morte de um ser vivo, esta matéria orgânica será "desmontada", reduzindo os níveis de organização, até chegar novamente nas substância orgânicas, que serão decompostas até chegar novamente nos elementos químicos mais simples: Oxigênio, carbono, hidrogênio e etc.
Garantir que essa decomposição toda chegue até o fim é o papel do decompositores.

Podemos dizer na verdade, que autótrofos e decompositores tem papéis opostos: onde os autótrofos pegam elementos químicos simples e os transformam em elementos complexos, os decompositores pegam elementos químicos complexos e os transformam em elementos simples.

Espero ter ajudado, qualquer coisa é só perguntar!

Abraços

aabbcc disse...

eu quero diretamente um exemplo de seres autótrofos !!!!!!!!!!

Ana Maria disse...

Olá aabbcc

Diretamente?

Pinheiro, Rosa, Alface, Ervilha, Grama, Eucalipto, Maçã, Pera, Abóbora... etc.

Precisa de mais?

Abraços

Anônimo disse...

eu quero um exemplo de ser autotrofo!!!!

Ana Maria disse...

Oi Anônimo

Só um? Qualquer planta serve, por exemplo: rosa, pinheiro, alface, grama, cenoura... etc.

Abraços

Igor disse...

eu queria fazer uma pergunta básica vc conhece a bióloga Patrícia Nekitin

Ana Maria disse...

Olá Igor
Não, não conheço uma bióloga chamada Patrícia Nekitin. Você tem algo interessante sobre ela para me contar?

Anônimo disse...

Oi Ana queria saber o que são seres eterótrofos? E qual reino pertencem? Obrigado!!!

Anônimo disse...

Olá.
Gostaria de ter exemplos de seres autótrofos, e gostaria que você citasse um principal ser autótrofo de cada bioma, por favor.
Agradeço deis de já !

Ana Maria disse...

Olá Anônimo

Os seres heterótrofos são incapazes de produzir o seu próprio alimento (alimento=energia). Para conseguir energia, eles devem obtê-la de um outro ser vivo.
São seres heterótrofos:
- bactérias (Reino Monera)
- protozoários (Reino Protista)
- fungos (Reino Fungi)
- animais (Reino Animalia)

Abraços

Ana Maria

Ana Maria disse...

Olá Anônimo

Qualquer planta é um bom exemplo de um ser autótrofo.

Nos ambientes terrestres os autótrofos são as plantas, como o capim.

Nos ambientes aquáticos, os autótrofos são as algas (unicelulares ou pluricelulares), como a Ulva.

Abraços

Ana Maria

Anônimo disse...

Seres fagótrofos seria o mesmo que heterótrofos?

Ana Maria disse...

Olá Anônimo

Sim, fagotrofos são os seres heterótrofos, pois por definição os fagotrofos alimentam-se de outros seres vivos (inteiros ou parte deles).

Geralmente vejo este termo em textos escritos em espanhol.

Abraços

Ana Maria

Vitor Queiroz disse...

Oi Ana Maria ! Eu queria saber alguns exemplos de seres autótrofos... Pode me informar ?

Ana Maria disse...

Oi Vitor!

Qualquer planta, da qual você se lembre, é um ser autótrofo! Por exemplo: alface, rosa, capim, bambu, maçã, pitanga, cenoura, milho, pinheiro, etc.

Abraços

Ana Maria

Nadinalva Guimaraes disse...

Sou estudante do curso MAGISTÉRIO, precisei elaborar um plano de aula de ciências, e fiz a seguinte experiência: Anelina comestível, Água e uma ROSA BRANCA, no término da experiência a ROSA BRANCA ficou da cor da anelina, ou seja:Negra. Isso tem à ver por ela ser AUTÓTROFA?

Ana Maria disse...

Olá Nadinalva

Uma coisa muito importante, a se ter em mente quando você elaborar um plano de aula, é qual o objetivo desta aula, ou seja, o que você quer que seus alunos aprendam com a aula.

Esta experiência simples, com a flor e a anilina, pode ser usada para demonstrar vários processos da fisiologia vegetal.

É possível presumir que no interior do talo existem sistemas de transporte de substâncias (vasos condutores de seiva), com potencialidade que favorecem a ascensão da solução de água e anilina do extremo inferior, imersa na solução, até o extremo superior, onde se encontra a flor.

Além disso, os alunos também poderão perceber que as plantas possuem um papel importante no ciclo da água, uma vez que deslocam grandes quantidades de água do solo para a atmosfera através da transpiração.

Com esse experimento verifica-se que as plantas absorvem a solução, ou seja, a água e a anilina dissolvida. Conclui-se que as plantas absorvem a água e também o que ela contém. Na natureza, acontece o mesmo, as plantas absorvem a água e os sais minerais presentes no solo. Aproveite para apresentar o caule como um órgão da planta capaz de conduzir soluções (além da sustentação).

Pode-se por fim deduzir que a água e os nutrientes retirados do solo pela planta, serão usados na fotossíntese, pois as plantas são autótrofas.

Esta experiência é melhor utilizada para demonstrar os processos de condução. Para fotossíntese, fica melhor a experiência usando Elodea e tubos de ensaio.

Abraços

Ana Maria

Maria Paula disse...

Obrigada por me ajudar!!!
Abraços!

Ana Maria disse...

De nada Maria Paula! Sempre `as ordens! Abraços.

Anônimo disse...

eu agrdeços por ter colocado isso no seu blog eu aprendi muito beijão de anonima

Ana Maria disse...

De nada Anônima, precisando é só pedir.

paloma disse...

Olá Me Chamo Paloma,Só Queria Agradecer por me ajudar Tirei Dez no meu Trabalho...Muito Obrigado!!!

Lia Raquel disse...

Olá, professora, eu gostaria de saber se somente os organismos fotossintetizantes são autótrofos. Se não, quais os organismos não fotossintetizantes o são? As bactérias? Desde já obrigada (:

Ana Maria disse...

Olá Paloma!
Parabéns pelo seu 10!
Abraços

Ana Maria disse...

Oi Lia

Os organismos autótrofos podem ser fotossintetizantes ou quimiossintetizantes. E você está certa, as bactérias quimiossintetizantes é que são autótrofas.
Abraços

Anônimo disse...

pode te chamar de tia não?

Ana Maria disse...

Oi Anônimo

Os alunos menores costumam chamar as professoras de "Tia". Como são crianças pequenas, muitas vezes a professora é como uma mãe para eles. Neste caso, é até um tratamento carinhoso e familiar, chamar a professora de "Tia".

Eu sou professora do ensino médio, ou seja, marmanjos! Quando um aluno meu, vem me chamar de "Tia", na maioria das vezes a intenção não é carinhosa, muito pelo contrário! É uma demonstração de falta de respeito, e isso eu não aceito.

Pela internet não é possível ver expressão facial, entonação de voz, piscadelas ou sorrisos, para saber qual é o tom da fala. Não dava para saber a intenção. Então, eu apenas brinquei com o outro Anônimo, dizendo que mandava "mordidas e abraços".

Como não estou lidando com criancinhas, prefiro que me chame apenas de professora.

Espero que você tenha entendido o meu ponto de vista, e que eu não tenha te ofendido de maneira nenhuma.

Abraços

Profa. Ana Maria

Anônimo disse...

html ANA GOSTARIA DE SABER O QUE SAO SERES MIXOTROFICOS?E QUAIS SAO ELES?

Ana Maria disse...

Mixotrófico é o ser vivo que é autótrofo e heterótrofo ao mesmo tempo.

Exemplo: as plantas carnívoras, que realizam fotossíntese, mas precisam retirar o nittrogênio dos insetos que capturam, porque as plantas carnívoras são naturais de áreas com o solo pobre e encharcado, escasso de nitratos, essenciais para a síntese da molécula de clorofila.

Algumas algas e protozoários também são mixotróficos.

Abraços

Ana Maria

Anônimo disse...

obrigada ANA,meu nome e BEATRIZ e estou fazendo cursinho e todas as informaçoes sao precisas,pois a concorrencia e grande mas temos q acreditar em nos mesmos e buscar se aprofundar em todos os assuntos.abraços...

Ana Maria disse...

Oi Beatriz
Parabéns pelo seu empenho!
Precisando estou por aqui.
Abraços

Ana Maria

karen hellen disse...

ana maria gostei muito do seu sate e de voce ,voce me ajudou muito obrigado bjs

Ana Maria disse...

Olá Karen

Muito obrigada pelos elogios.

Abraços

Ana Maria

karen hellen disse...

ana maria voce tbm sabe geografia ?
por q eu queria saber quais sao as duas classificaçoes regionais mais importantes do brasil

karen hellen disse...

se nao souber nao tem problema

karen hellen disse...

oq sao seres procariontes e eucariontes ?

mimi disse...

o que qui e autotrofos?????????

eu gostei muito do seu site e muito legal!!!

bjjs

geovanna disse...

adorei o site pois me ajudou muito na minha prova de 0ntem.
apesar de eu só te 11 anos ainda sim me entereço muito por esse assunto valeu mesmo e parebéns pelo site como me ajudou sei que pode ajudar muita gente...

Ana Maria disse...

Karen

Sim, eu sei alguma coisa de geografia, mas não é o assunto deste blog. Posso te indicar dois blogs de colegas meus professores de geografia: http://gostoeestudogeografia.blogspot.com (da Profa Regina)
http://geoeducafronanet.blogspot.com (do Prof Reginaldo).

Abraços

Ana Maria

Ana Maria disse...

Karen

Os seres vivos são classificados de acordo com o tipo de célula que possuem.

O ser vivo é chamado de PROCARIONTE se o corpo dele é feito da célula mais simples que existe, a célula procariótica, que não tem núcleo verdadeiro.

Caso o ser vivo tenha a célula mais complexa, a célula eucariótica, que tem núcleo verdadeiro, ele será chamado de EUCARIONTE.

Abraços

Ana Maria

Ana Maria disse...

Mimi

Autótrofos são seres vivos capazes de fabricar a sua própria energia (alimento) e matéria orgânica, por exemplo as plantas!

Abraços

Ana Maria

Ana Maria disse...

Geovanna

Já fazendo prova! (acho que estou atrasada...)
Bom saber que o meu trabalho foi útil a você.
Abraços
Ana Maria

Anônimo disse...

O qee ee produtores ou autótrofos respondee logo por favoor isso ja é pra manha mim respondee Por favoor ?

Ana Maria disse...

Oi Anônimo

Não vi sua mensagem a tempo. Espero que você tenha lido esta postagem que é justamente sobre seres autótrofos! Os seres autótrofos são os seres capazes de produzir a sua própria energia e matéria orgânica, por isso também são chamados de produtores. O objetivo deste blog é ensinar e tirar dúvidas sobre biologia, e não fazer os trabalhos de casa dos leitores.

Abraços

Ana Maria

Anônimo disse...

Olá , meus parabéns pelo site , achei bastante interessante , já que minha maior paixão na vida é estudar !!!
Esse site me ajudou a realizar o trabalho do colégio !!!
Elizandra , 15 anos !!

Anônimo disse...

ANA MARIA, eu queria saber, que condições ambientais favoreceu o aparecimento posterior dos outótrofos na terra?


obrigado.*_*.

Anônimo disse...

Porque os seres Autótrofos são importantes para as cadeias Alimentares ?

Ana Maria disse...

Anônimo

Os seres autótrofos são essenciais nas cadeias alimentares, porque são os únicos que podem transformar a energia solar (nossa principal fonte de energia) em energia orgânica. Por isso, eles são a base das cadeias alimentares, sem a base o resto todo desaba não é?

Abraços

Ana Maria disse...

Anônimo

Com o passar do tempo, as condições da Terra primitiva se modificaram. A Terra resfriou e diminui a síntese de moléculas orgânicas, pois as tempestades diminuiram. Assim surgiram os autótrofos por mutação, e eles aumentaram rapidamente de número, pois não dependiam das escassas moléculas orgânicas.

Abraços

Anônimo disse...

Gostei muito!Mim ajudou bastante para a prova, obrigada por tomar essa iniciativa.
bjs Letícia! ;]

Anônimo disse...

Oi,
tenho que fazer um trabalho sobre quimiossintese, será que me pode dar exemplos de plantas quimiossinteticas?
Obrigada.

Anônimo disse...

eu fiz um trabalho de ciências com este mesmo assunto e foi muito {legal}

Ana Maria disse...

Oi Leticia

Muito obrigada, espero que tenha ido bem na prova.

Abraços

Ana Maria disse...

Olá Anônimo

Plantas não fazem quimiossíntese, como você já deve ter descoberto na sua pesquisa, baciérias fazem quimiossíntese.

Abraços

Ana Maria disse...

Oooops, bactérias! (Esse passou despercebido!)

Ana Maria disse...

Olá Anônimo

Tenho certeza que o seu trabalho ficou muito bom.

Abraços

Wilian H. Mota disse...

Olá estava fazendo uma pesquisa e achei este seu blog achei show então resolvi abusar e fazer uma perguntinha caso possa me responder fico grato.

bactérias podem ocupar tanto o nivel trófico 1 quanto o nivel trófico 4.

abraços.

Ana Maria disse...

Olá Willian

Não sei se entendi bem a sua dúvida... mas vou tentar.

As bactérias podem estar tanto no primeiro nível, o nível dos produtores, quando se tratar de uma bactéria quimiossintetizante; como podem aparecer no terceiro nível, o nível dos decompositores, pois decompor é o que elas fazem de melhor.

Abraços

Flávia disse...

Olá! Me chamo Flávia. Minha dúvida é sobre o que são organismos saprófitos?

Ana Maria disse...

Oi Flávia

Organismos saprófitos são os que se alimentam dos cadáveres de seres vivos . Eles não caçam e matam os seres dos quais se alimentam, eles apenas encontram as carcaças e se alimentam delas. Podem ser chamados de detritívoros também. Neste grupo estão por exemplo os urubus, as hienas, as formigas, etc.

Diferentemente dos decompositores, eles não reduzem estes cadáveres aos seus elementos químicos mais simples, quando acabar o carne e os outros tecidos eles abandonarão os restos mortais, mas os decompositores continuarão até que não sobre mais nada.

Abraços

Anônimo disse...

Todo ser vivo e autotrofico è o...

(A)Decompositor da cadeia alimentar?
(b) Heterotrofico da cadeia alimentar?
(C) Produtor da cadeiabalimentar?

Me AjUda!!!
bEj

Amanda Hayalla

Ana Maria disse...

Amanda

O propósito deste blog não é fazer os trabalhos dos alunos. O propósito é tirar dúvidas. Você está me pedindo apenas que eu responda a questão para você. Não vejo aprendizado nisso.

Após ler o post sobre seres autótrofos, você deve saber que estes seres produzem seu alimento e sua energia orgânica, lembrando disso o que voê acha que eles são, heterotróficos, produtorres ou decompositores?

Pensa aí! Sei que você consegue! Depois me conta,ok?

Abraços

Anônimo disse...

ana maria voce e boa nisso em obrigada por ajudar em meu trabalho de sophia.557

Natalia souza disse...

biologia sem duvida é sim uma área da ciencia fascinante! poxa estuda a vida e tudo o que gira em torno dela né? por isso meu sonho é fazer anatômia para que eu possa realmente conhecer o corpo humano.

Ana Maria disse...

Olá Anônimo

Obrigada, fico feliz em saber que pude te ajudar.

Abraços

Ana Maria disse...

Olá Natalia

Concordo com você! A Biologia é mesmo uma área fascinante! Que ótimo que você já tem um objetivo, já sabe o que quer fazer! Anatomia é uma das áreas da Medicina, primeiro faça Medicina e depois especialize-se em Anatomia. Desejo todo sucesso do mundo para você!

Abraços

Lilian disse...

Oii, adorei seu blog pois você respode as dúvidas das pessoas, enquanto outros não fazem isso.. Por isso queria te fazer uma pergunta:
Quem veio primeiro, os seres autótrofos ou os seres heterótrofos?
Veleu!!! ;D

Ana Maria disse...

Olá Lilian

Atualmente acredita-se que foram os seres heterótrofos que surgiram primeiro. Para saber mais, procure pela "hipótese heterotrófica".

Abraços

Denys disse...

Minha Duvida é Outra:Gostaria de Saber se o Vírus é Ser Vivo ?

E quais são o critérios de classificação dos seres vivos e 5 Reinos ?

Muito Obrigado e Espero as Respostas !

Ana Maria disse...

Olá Denys

Sim, os vírus são seres vivos! Eles possuem material genético e podem se reproduzir, algumas das características dos seres vivos.

Existem muitos critérios para a classificação dos seres vivos, desde o tipo de células que possuem até a sua forma de obter energia.

Verifique no blog, uma aba superior chamada "Cinco Reinos", clicando nesta aba você verá uma página bem detalhada sobre a classificação dos Cinco Reinos, ok?

Caso precise de mais ajuda, pode contar comigo.

Abraços

Anônimo disse...

queria saber se os seres reprodutores sao chamados de autotrofos?

Ana Maria disse...

Olá Anônimo

Acredita que houve um engano na sua pergunta, pois todos os seres vivos são capazes de se reproduzir, sendo então, "reprodutores" todos os seres vivos!

Acho que você quis dizer "produtores". E a resposta a isso é: sim!

Quando nos referimos ao nível trófico dizemos que são produtores, e quando nos referimos `a sua forma de obter energia e alimento dizemos que são autótrofos, mas basicamente estamos falando dos mesmos seres vivos!

Abraços

Denys disse...

Duvidas Novamente !!

Olá Professora Minha Duvida é entender sobre Bacteriófago ?

Ana Maria disse...

Olá Denys

Os bacteriófagos são vírus que atacam bactérias. O vírus injeta o seu DNA (ou o RNA) dentro da bactéria e utiliza o mecanismo celular dela para a sua reprodução, destruindo a bactéria no momento da liberação dos novos vírus.

Abraços

Anônimo disse...

desculpa pelo comentário, mais nessa parte "são aqueles capazes de produzir o ser próprio alimento" não seria "seu próprio alimento"? texto muito bom, muito explicativo, 10

Ana Maria disse...

Olá Anônimo
Tem toda a razão! Muito obrigada por me alertar! Costumo tomar muito cuidado com a digitação, mas este passou batido! Engraçado que, este post é antigo e ninguém reparou! Espero que todos tenham entendido, apesar deste erro de digitação. Muito obrigada mesmo! Já corrigi!

Abraços.

Anônimo disse...

Olá! Recentemente decidi pesquisar sobre seres autótrofos, mas, ainda tenho dúvidas em relação a isso... Como esses seres vivos obtem alimento? Espero que consiga me ajudar! Abraços (p.s: Seu blog é lindo)

Denys disse...

Enteder a Classificação em Dominios ?

Bacteria

Procariontes e Archea ?

Muto Obrigado !!!

Denys disse...

Celuala Procarionte e Celula Eucarionte Vegetal ? Muitas Duvidass !!

Ana Maria disse...

Anônimo

Os autótrofos adquirem alimento através da fotossíntese ou da quimiossíntese. Procure no blog por estes termos, e depois se não entender, pergunte novamente. São assuntos muito amplos e complexos para eu te falar em um pequeno comentário!

Abraços

Ana Maria disse...

Denys

Fiz um post sobre a classificação dos seres vivos em domínios, especialmente para você. Você viu?

Abraços

Ana Maria disse...

Oi Denys

Quais são as suas dúvidas nestes dois tipos de células? Já leu os posts que existem no blog sobre este assunto?

Explique-me melhor para eu poder te ajudar.

Abraços

Debora disse...

Tenho uma trabalho que tem a seguinte pergunta : Diferencie os seres autótrofos quanto á fonte de energia.
E eu não consegui achar a resposta !
Me ajude?

Ana Maria disse...

Olá Debora

Existem duas formas de nutrição autotrófica: a fotossíntese e a quimiossíntese.

A fotossíntese ocorre nos vegetais superiores clorofilados, nas algas, nas cianobactérias (algas azuis) e em algumas bactérias. Esta reação necessita de CO2, H2O, luz e clorofila, para que no final obtenha-se glicose (glicidio ou açúcar) e O2.

A quimiossíntese ocorre somentes nas bactérias. Esta reação não necessita de luz. Primeiro as bactérias oxidam substâncias minerais (ferro, enxofre ou nitrogênio); esta reação produz a energia química que será usada para transformar CO2 e H2O em glicose (glicidio ou açúcar) e O2.

Como pode ver, sempre é produzido um glicidio. Afinal os açúcares são fonte de energia e matéria para os seres vivos!

Abraços.

Ana Maria disse...

Debora

Para complementar: os autotrofos podem obter a sua energia da luz solar, no caso dos seres que são fotossintetizantes, ou obter a sua energia de uma reação química, no caso dos seres que são quimiossintetizantes.

Abraços

Ademilson Gonçalves disse...

Olá Ana boa noite! Gostaria de saber se algumas bactérias e fungos
fazem fotossíntese?

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 348   Recentes› Mais recentes»