Célula procariótica

A célula procariótica não tem um núcleo verdadeiro, não apresenta seu material genético delimitado por uma membrana. Os organismos unicelulares que possuem este tipo de célula são chamados de procariontes, procariotas ou procariotos (grego: pro, anterior + karyon,  núcleo = Núcleo Primitivo).

Além do núcleo, os procariontes também não possuem todas as organelas celulares (como mitocôndrias ou cloroplastos), possuindo apenas os ribossomos.

O DNA dos procariontes, geralmente composto por um único cromossomo circular, encontra-se localizado numa zona chamada nucleóide no citoplasma. Este não constitui, no entanto, um verdadeiro núcleo. Também pode existir DNA sob a forma de anéis, os plasmídeos, que podem conter genes que oferecem resistência a antibióticos.

Os mesossomos, são invaginações na membrana citoplasmática,  podem conter enzimas  relacionadas a respiração aeróbia, e ligam-se ao cromossomo circular durante a divisão celular.

Os procariontes apresentam metabolismos muito diversificados, podem ser heterótrofos ou autótrofos, o que é refletido na sua capacidade de colonização de diferentes ambientes, tais como tratos digestivos de animais, ambientes vulcânicos, ambientes salobros, etc.

A maioria possui parede celular, algo que não acontece com todos os tipos de células eucariotas (como as dos animais). Podem apresentar estruturas locomotoras, como os flagelos e fimbrias.

São capazes de formar colônias.

Este tipo de célula só é encontrada no Reino Monera que compreende as bactérias e as cianobactérias (algas azuis).

Bactéria

Cianobactéria

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom o resumo me ajudou bastante em uma duvida que tive.

Ana Maria disse...

Oi Anônimo

Fico feliz em saber que fui útil `a você!

Abraços