Membrana Plasmática



A membrana plasmática está presente em todos os tipos de células. Sua constituição também é sempre a mesma, o que significa que as suas propriedades também são as mesmas para todas as células.
É formada basicamente por moléculas de lipídios e de proteínas, sendo também conhecida como membrana lipoprotéica, e uma pequena quantidade de glicídios. Nas células animais também há colesterol (lipídio).
Os lipídios (fosfolipídios) estão dispostos em uma camada dupla, onde as regiões polares das moléculas de lipídio estão expostas e as regiões apolares estão voltadas para o interior.
A maioria das proteínas está mergulhada nessa camada dupla, interrompendo a sua continuidade; são as proteínas integrais. Outras, as proteínas periféricas, estão ligadas `a extremidade de proteínas integrais.
Algumas proteínas atuam no transporte de substâncias para dentro ou para fora da célula. Outras são moléculas receptoras, que se ligam a substâncias extracelulares e desencadeiam alguma atividade na célula.
Os glicídios aparecem apenas na face externa, ligados aos lipídios ou `as proteínas. Os glicídios promovem a adesão entre células do mesmo tecido, e participam da identificação uma célula estranha.
Como as proteínas estão em constante deslocamento lateral, a estrutura da membrana é dinâmica, e é chamada de modelo do mosaico fluído.

No YouTube, podem ser encontrados muitos vídeos sobre a membrana plasmática e suas funções, coloquei abaixo um exemplo:

2 comentários:

Maycon Tavares disse...

ADOREI a explicação e o video!
Professora, eu lhe enviei uma pergunta em uma postagem antiga que a senhora fez em 2008, sobre fotossíntese, espero que me ajude e me responda! Parabens pelo blog, tá excelente!

Sou do Tocantins e sempre fico feliz em encontrar blogueiros intencionados em ajudar assim como você, parabens!

Att: Maycon Tavares

Ana Maria disse...

Olá Maycon

Muito obrigada pelos elogios. Já respondi `as suas dúvidas no blog e enviei também para o seu email.

Abraços