Jogos interessantes sobre lixo, reciclagem e sustentabilidade

Tela de abertura do jogo EcoCity
Sustentabilidade é a palavra da moda! Encontrei recentemente dois jogos no Facebook que tratam destes assuntos de uma forma divertida.


O primeiro dele é o EcoCity. Desenvolvido pela National Geographic Channel, está em uma versão beta. Isso quer dizer que muitas vezes o jogo dá erro e que ele está sendo constantemente atualizado.
No começo você deve escolher se a sua cidade ficará perto da praia ou no interior, e logo depois sua cidade deverá ser nomeada e começa um tutorial básico.

Coisas que o tutorial não conta: 
1) NUNCA remova as árvores nativas! Elas não podem nem ser mudadas de lugar! Se você remover não dá para plantar novamente, e perderá pontos de qualidade de vida.
2) Além das casa e prédios abandonados que você precisa demolir, repare que algumas casas, prédios e comércios estão feios e mal conservados. Aproveite quando puder e substitua estes edifícios por outros novinhos para aumentar a sua qualidade de vida.
3) Coloque muitas decorações para aumentar a sua qualidade de vida e parar de pagar multa.
4) Neste jogo não existe a opção de comprar energia, e ela também não se recarrega após um certo período, isso aumenta bastante o nível de dificuldade do jogo.
5) Ao visitar os seus vizinhos, você poderá além de coletar aluguel, energia e produtos, tratar o seu esgoto, caso o seu vizinho possua estações de tratamento de esgoto.

O jogo permite que você expanda  a sua cidade, mas além de dinheiro, a sua qualidade de vida deve ser boa para liberar a expansão. 

Somente depois que você expandiu até o rio, é que poderá colocar a Estação de Despoluição do Rio.

Visitando a página de jogos da National Geographic, você poderá encontrar muitos jogos interessantes. São jogos online, para dispositivos móveis ou para baixar no seu computador. Dê uma olhada, quem sabe algo te interessa...


Tela inicial do jogo Trash Tycoon

O segundo jogo que vou comentar é o Trash Tycoon. Desenvolvido pela Guerillapps, possui blog e forum, onde além de tirar dúvidas e ver dicas, você pode solicitar novos vizinhos, o que neste jogo é muito importante. 

Para começar, personalize o seu avatar, escolha tom da pele, cor e forma dos cabelos, roupas e sapatos. Tudo isso pode ser alterado no decorrer do jogo, basta selecionar "My stuff" na parte inferior direita do jogo, e clicar sobre a foto do seu avatar.

Quando o jogo inicia, surge uma cidade já construída, mas terrivelmente suja e abandonada, e sua missão será limpar as casas para que a população volte a morar nelas, mas o lixo retirado deve ser reciclado

Para reciclar o lixo inorgânico, você precisará comprar as máquinas para vidro, papel e plástico, que permitem melhoras no decorrer do jogo. Os produtos resultantes poderão ser vendidos ou estocados para uso futuro.

Para reciclar o lixo orgânico, você já possui desde o começo uma "Fazenda de Minhocas", que também pode ser melhorada no decorrer do jogo. Os produtos resultantes poderão ser vendidos ou estocados para uso futuro.

Um detalhe: as minhocas precisam de sua atenção e carinho! Não se esqueça de brincar com elas todos os dias! Minhoca feliz trabalha melhor! hahahaha

A energia se renova periodicamente, após um certo tempo, como os outros jogos do Facebook. Coloque decorações na cidade, para ir melhorando a qualidade de vida, e há a possibilidade de expandir a sua área de atuação.

Estou adorando jogar EcoCity e Trash Tycoon! Recomendo a todos que experimentem estes dois jogos!

2 comentários:

Bruno Carlos disse...

legal o ecocity,estou me divertindo muito com ele,fico imaginando como seria uma cidade deste estilo na vida real ...

Ana Maria disse...

Oi Bruno!

Ecocity é muito legal, né? Uma cidade deste estilo na vida real seria muito boa, mas dependeria da consciência e boa vontade de todos os moradores, políticos, governantes... por isso acho muito difícil algo assim se concretizar.

Caso queira me adicionar como vizinha ache-me pelo email vivendociencias@gmail.com.

Abraços

Profa Ana Maria