Análise de imagens: Evolução Humana

No começo do Caderno do Aluno, volume 4, para a 3º série do Ensino Médio, os alunos são convidados a analisar duas imagens sobre a Evolução Humana. São elas:

Imagem 1

Imagem 2

Como é possível observar, a ideia de mudança envolvendo transformação é um ponto comum entre as imagens, as duas apresentam a ideia de evolução como modificação das espécies ao longo do tempo, mas trazem versões diferentes do processo.

A imagem 1 traz uma visão linear do processo evolutivo, a ideia de ascensão unidirecional da vida a partir de uma suposta "substituição" das espécies, e o ser humano atual como produto final desse processo;  diverge,  portanto, do conceito de "árvore" proposto por Darwin.
Esta imagem traz conceitos evolutivos já ultrapassados (Lamarckismo), e foi muito difundida no século XIX, época em que muitas pessoas defendiam a escravidão dos africanos. Pode-se notar uma alta dose de preconceito, já que o último ser humano é retratado como um branco europeu, e os anteriores, mais próximos dos símios,  como negros típicos.
Os macacos se transformaram em seres humanos? Totalmente errado! E o pior, existem pessoas que levam a sério este tipo de imagem! Não é `a-toa que tem tanta gente que ainda critica a Teoria da Evolução!

A imagem 2 traz uma árvore filogenética, que destaca a relação evolutiva entre alguns primatas, segundo a qual seres humanos e macacos tiveram uma ancestralidade comum e em algum ponto se separaram. Esta imagem está de acordo com a teoria da evolução humana aceita atualmente.

Nas minhas aulas da semana passada, sobre este tema,  alguns alunos infelizmente fizeram comentários racistas e preconceituosos baseados na imagem 1. Que tristeza!

Falando em preconceitos, olha só esta versão da imagem 1 que eu achei na net! Altamente preconceituosa!


Eu não consegui entender o que é a última imagem da América .... A última imagem da Europa , do Brasil e do Japão até que são engraçadas. A da África sem comentários! E a da Coréia ainda não entendi também! Devo ser muito burra ou ingênua! ;-)

2 comentários:

Zemlya disse...

Uma das imagens de seu posto é considerada racista

Prof Ana Maria disse...

Zemlya
No post eu comento que algumas imagens são preconceituosas e racistas. O objetivo desta análise de imagens é justamente identificar essas ideias errôneas!
Que bom que você identificou o racismo em uma destas imagens.
Abraços