Menopausa

Menopausa, como a palavra indica, significa a interrupção ou pausa do mês, fazendo uma referência clara ao ciclo menstrual feminino. Esse fenômeno pode ser fisiológico ou cirúrgico.
A menopausa cirúrgica ocorre quando o útero ou os ovários são retirados por meio de um processo cirúrgico.
Já o fisiológico, se refere ao período onde ocorre o encerramento dos ciclos menstruais e de ovulação. A mulher atinge a menopausa, quando não há ocorrência de ciclos menstruais a mais de 1 ano, geralmente isso ocorre entre as idades de 45 e 50 anos. Como esse processo não é uma doença e sim um processo natural das mulheres, ele geralmente não necessita de tratamento, porém os efeitos que atingem o corpo feminino são muito severos, comumente se tornando prejudiciais, mas eles podem ser aliviados com medicamentos e alimentação correta.

Nesta fase complicada os sintomas mais comuns são: ondas de calor, suores noturnos, insônia, diminuição do libido, irritabilidade, depressão, ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual, diminuição da atenção e memória, tontura, palpitações cardíacas, dores de cabeça, cansaço, dor nas juntas e problemas de pele.

O primeiro cuidado que a mulher deve tomar é com o balanço energético (consumo x gasto de calorias) para que haja um controle do peso corporal. Quanto mais natural for a alimentação da mulher nesta fase, melhor. Isso significa que ela deve manter uma dieta rica em vegetais, frutas e cereais integrais.

Alguns cuidados simples podem aliviar o sintomas e tornar sua menopausa menos dolorosa, como por exemplo, se habitue a colocar lignanas e sementes de linhaça sempre que for realizar uma refeição, além disso, também procure comer receitas baseadas em soja diariamente. Alguns alimentos são muito bons para esse período, dentre eles temos: peixes, tofú, leites, vegetais verdes-escuros, laranja, pimentão, kiwi, abóbora, inhame, mamão, cenoura, nozes, castanhas, tomates, carnes, amêndoas e cereais, os compostos desses alimentos ajudam na reposição de substâncias necessárias.
Quando a mulher pratica exercícios físicos e se alimenta de maneira correta faz com que os sintomas da menopausa diminuam.

Com a queda de produção dos hormônios femininos, há o aumento do risco do desenvolvimento de osteoporose. Assim, é necessário ter cuidado com a ingestão de alimentos ricos em cálcio, vitamina D, zinco e magnésio: laticínios desnatados, vegetais com coloração verde escura, ovos, óleos de peixe, cereais integrais, castanhas, feijões.

Existem alimentos que tem seu consumo encorajado, mas também existem aqueles que devem ser evitados, como por exemplo: bebidas alcoólicas, frituras, sais, gordura, açucares, sobremesas, massas, refrigerantes e café.

A cafeína e o álcool devem ser consumidos com muita moderação por serem diuréticos, o que aumenta a perda de cálcio e zinco da urina.

Por fim, fracione bem as refeições, não encha muito o prato, abuse das frutas e vegetais e o mais importante, beba bastante água.

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