Regras mnemônicas



Regras mnemônicas são estratégias utilizadas para ajudar a memória a lembra-se de algo. Pelas regras mnemônicas, juntar as duas coisas, pode dar certo. O truque é apenas associar idéias e imagens, um hábito comum em todo o mundo. 
Mas lembre-se: Primeiro você deve compreender o assunto, depois memorizar. Se ficar só decorando coisas, pode até passar no vestibular, mas vai quebrar a cara na primeira aula da faculdade!

No cursinho, a primeira regra que aprendi foi CHON, palavra construída com as iniciais dos 4 elementos químicos orgânicos (carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio).

Também no cursinho, guardei a sequência das fases das divisões celulares memorizando a frase PROMETA ANA TELEFONAR: PROfase - METAfase - ANAfase - TELofase.

Na faculdade, desesperados antes de uma prova, encontramos um meio de memorizar as divisões da era Paleozóica, PerCaDiSiOrCa: Permiano, Carbonífero, Devoniano, Siluriano. Ordoviciano, Cambriano

Recentemente, encontrei no blog do Prof Fabiano, uma regra para lembrar a sequência dos taxons na classificação biológica: ReFiCOFaGE: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.

Não sei de mais nenhuma. Caso alguém saiba mais alguma, relacionada a biologia é claro, por favor divida conosco.

Outra estratégia, é o uso de adaptação de músicas conhecidas, alterando-se a letra para abranger determinando tema de estudo. No cursinho Objetivo da Av, Paulista, o Prof Constantino de Biologia, era famoso por suas musiquinhas.

Infelizmente não anotei esta músicas, caso alguém tenha, por favor compartilhe, ficarei eternamente grata!

2 comentários:

Jeff disse...

a sequência dos taxons na classificação biológica tem afrase:
O REI FILOsofo CLASSIfica ORDInária a FAMa dos GENERais ESPartanos

Ana Maria disse...

Oi Jeff

Não conhecia esta frase. Muito obrigada por compartilhar!

Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...