O primeiro animal que faz a fotossíntese foi encontrado no Atlântico


A lesma marinha adquire a capacidade de fotossíntese depois de comer uma alga

É uma pequena lesma marinha com três centímetros de comprimento, que vive na costa atlântica da América do Norte, e que tem um poder até agora desconhecido na Natureza entre o reino animal: depois de comer uma alga adquire a capacidade de fotossíntese característica das plantas.

Chama-se "Elysia chlorotica" e foi descoberta por uma equipe de investigadores de universidades norte-americanas e da Coreia do Sul, liderada por Mary Rumpho-Kennedy, professora de bioquímica e investigadora na Universidade do Maine. Segundo a revista científica 'New Scientist', a lesma marinha "é a forma suprema de energia solar: come uma planta e torna-se fotossintética". Este híbrido animal-planta gelatinoso de cor verde parece uma folha de árvore e conquista essa capacidade - que se mantem durante vários meses - com genes provenientes da alga que come, a "Vaucheria litorea".

O pequeno ser obtem os cloroplastos - isto é, os objetos celulares verdes ricos em clorofila que permitem às células das plantas converter a luz solar em energia - e armazena-os nas células ao longo do seu intestino. O mais curioso é que as "Elysia chlorotica" no estado jovem que se alimentem de algas durante duas semanas, podem viver o resto das suas vidas - um ano, em média - sem comer.

Mas os cientistas ainda não conseguiram descobrir tudo sobre este estranho ser marinho, como reconhecem num artigo publicado na revista de referência mundial 'Proceedings of the National Academy of Sciences'. Com efeito, os cloroplastos contêm DNA para codificar apenas 10% das proteínas necessárias para os manter ativos e a equipe norte-americana está considerando várias explicações para este mistério. Mas, apesar disso, Mary Rumpho-Kennedy admite que "estes organismos fascinantes podem transformar o próprio ensino dos princípios básicos da biologia".

Como se já não bastasse o caso dos gêmeos semi-idênticos, agora um animal fotossintetizante? A cada dia o ser humano faz descobertas fantásticas, que realçam a grandeza da Natureza e suas maravilhas, e tornam cada vez mais difícil a vida dos pobres professores de Biologia! :-)

Fonte: http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=11522

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...