Aula prática - Extração de DNA da banana


Bem, lá vou eu de novo me colocar em enrascadas!

Resolvi fazer esta atividade prática com os segundos anos deste ano. Apesar do laboratório estar entulhado com as maquetes da mostra cultural achei que daria para fazer a atividade.

Continuo usando as diretrizes para extrair DNA da banana, pois não requer muito equipamento e é bem fácil de fazer.

Como foi a segunda atividade prática deste ano, pensei que os alunos iriam se comportar melhor, afinal não é mais novidade ir ao laboratório. Que nada! Até parece que não conheço os alunos!

E vários grupos não levaram material (novidade!), muitos não queriam amassar a banana por tanto tempo e no final não conseguiram nada! Outros ficaram cutucando o filtro para ir mais rápido que furaram o papel e tiveram que começar de novo! Teve um grupo que bateu o recorde! Acho que furaram umas três vezes! E com a dificuldade de se encontrar álcool 92º alguns grupos não conseguiram nada também. Um grupo levou álcool gel!!!!!! Vẽ se pode!

Foi um tal de sobe e desce de aluno indo pegar material lá embaixo que não sei como a direção não veio reclamar comigo!

Mas, entre mortos e feridos salvaram-se todos!

Desta vez não fotografei os alunos durante a atividade, ficando somente com as fotos do final. E outra diferença foi que desta vez os alunos puderam observar a massa de DNA no microscópio esteroscópico (lupa). Não pudemos usar os microscópios por falta de adaptadores para as tomadas novas. aiai

0 comentários: