Cadeia Alimentar

http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/cadeiaalimentar.jpg
Cadeia alimentar aquática.

Todos os organismos necessitam de energia para sobreviver, que é obtida a partir do alimento que retiram do ambiente. Desta forma, a matéria está sempre seguindo um fluxo em um ecossistema. O fluxo de energia começa no produtor e vai em direção ao decompositor, passando por vários níveis tróficos. Os decompositores reciclam a matéria orgânica, recomeçando o ciclo. A transferência desta energia, desde o produtor (organismo autótrofo) até o decompositor, passando por uma série de consumidores é chamada de cadeia alimentar ou cadeia trófica.

A cada transferência, parte da energia potencial da cadeia é perdida sob a forma de calor, logo, quanto menor a cadeia alimentar, mais energia haverá para os organismos envolvidos.

As cadeias alimentares estão interligadas em uma rede chamada rede alimentar ou rede trófica.

Exemplos de cadeias alimentares
Ecossistema Aquático






Ecossistema Terrestre




Fluxo de matéria e energia
As plantas convertem a energia solar em energia química. Sem a radiação solar os ecossistemas não conseguem se manter. A fotossíntese é o processo de entrada de energia em um ecossistema. Os organismos ganham e perdem nutrientes de diversas formas,

Todos os organismos são constituídos principalmente por água, sendo a maioria dos compostos restantes constituída de carbono, onde a energia é acumulada e armazenada.

Apenas 10% da energia é passada para o nível trófico seguinte, grande parte é perdida sob a forma de calor, respiração, manutenção das funções vitais, reprodução e fezes.

0 comentários: