Extinção de espécies

Imagem liberada pela Universidade de Michigan mostra os últimos três lobos do Parque
Estamos estudando em Ecologia a Quebra do Equilíbrio Ambiental, que pode ser causado pela extinção de espécies, entre outros motivos. E agora me deparo com esta notícia recente, sobre a população de lobos de um parque norte-americano.  Como vimos em classe, existe um número mínimo de indivíduos para que uma população possa se recuperar sozinha, e infelizmente, parece que neste caso este número foi ultrapassado faz tempo! E como tudo está interligado, esta alteração já está dando consequências, com o aumento da população de alces, já que estão praticamente sem predadores. Esta superpopulação de alces pode ser também muito prejudicial ao ecossistema como um todo!

Segue a matéria publicada no site da UOL:
"Restaram apenas três lobos – um macho, uma fêmea e um filhote de nove meses – no Parque Nacional de Isle Royale, em Michigan, nos Estados Unidos, onde eles vêm sendo estudados há 60 anos. Os pesquisadores perceberam em 2009 que o número desses animais estava diminuindo gradualmente e a causa talvez fosse a procriação consanguínea.

É provável que essa população não se recupere sozinha, concluíram os biólogos. Os cientistas esperam que outros parques enviem animais para que a espécie seja mantida na região. O filhote parece debilitado: tem a cintura contraída, a postura curvada e a cauda deformada. As presas dos lobos são os alces, cuja população está aumentando: mais de mil foram avistados na ilha."

Leia mais em: http://zip.net/bhrb8k

0 comentários: