Como fazer maquetes

Sei que não tem a ver com blog, mas amei esta maquete!
Quando a criança e / ou adolescente estão em idade escolar é muito frequente os professores peçam a eles para realizar a criação de maquetes. As maquetes são as representações de um determinado espaço e não é utilizada apenas para apresentações de trabalhos escolares. 

Os arquitetos e engenheiros também utilizam desse modelo para poder representar seus novos projetos, detalhando cada espaço conforme o previsto para a construção. 

Caso seu filho ou até mesmo você esteja em período escolar e queira saber como fazer uma maquete, leia os passos abaixo e verifique as oportunidades para que a sua criação seja feita de maneira correta e bem apresentável.

Instruções

1 - Para fazer a sua maquete é necessário que antes de tudo você saiba qual o tema será utilizado para a sua criação. Caso seja um trabalho de escola verifique com seu professor qual será o tema, e se ele for livre escolha algo que goste. Desse modo a criação será melhor, uma vez que fazer algo sobre o que se gosta é bem mais prazeroso.

2 - Assim que já tiver em mente o seu tema, você deverá buscar os materiais que serão utilizados. Esses materiais poderão ser adquiridos em papelarias, ou você poderá também utilizar materiais recicláveis, dessa maneira você além de apresentar seu projeto estará protegendo o meio ambiente, trabalhando de uma maneira sustentável. 

3 - Toda maquete precisa de uma base, pois será nela que toda a sua obra será criada. Se o seu tema permite materiais leves você poderá optar por uma folha de isopor, mas se a sua maquete tiver materiais pesados como pedras, argilas opte por um compensado de madeira ou até mesmo uma tábua corrida para começar o seu trabalho.

4 - Caso você vá colocar pessoas em sua maquete você poderá comprar pequenos bonecos e pintá-los ou cobri-los com pequenas roupas de acordo com o que você deseja representar. Ou você poderá também recortar imagens de revistas e colar em uma base que poderá ser feita com palito de picolé, o interessante de uma maquete é você usar a sua criatividade. 

5 - Casas e carros podem ser colocadas sobre a maquete, esses objetos também podem ser adquiridos já prontos, ou podem ser feitos com isopor e até mesmo com papelão. Massinhas de modelar também são muito utilizadas na montagem das maquetes. O importante é saber qual a finalidade da mesma antes de começar a criar. 

6 - Tome muito cuidado com a quantidade de informações colocadas na sua maquete, principalmente se ela for de isopor. O manuseio também deve ser feito com cuidado, pois ela pode desmontar e até mesmo se quebrar.

Tudo isso porque estou com planos de trabalhos com maquetes este ano! 

0 comentários: