Dengue Torpedo


O Dengue Torpedo (DT) é um aplicativo social e gratuito para telefones celulares basicos com câmeras, ligado a um site na web, que promove iniciativas comunitárias para o controle da dengue. 

Criado e desenvolvido pelo Social Apps Lab da Universidade de Califórnia, Berkeley, coordenado pelo Prof. James Holston, ele combina tecnologia de comunicação, elementos de jogos digitais e saber local para motivar moradores a identificar e eliminar locais de reprodução do Aedes em colaboração com agentes de saude locais. 

O DT é um projeto de engajamento comunitário que associa duas tecnologias já presentes e integradas no cotidiano das comunidades brasileiras, o uso de telefones celulares e de computadores, em especial das redes sociais. 

Os participantes utilizarão seus próprios celulares e acessarão o site do DT na web, seja de seus próprios computadores, seja de computadores em lan houses locais.

O DT usa elementos dos jogos e redes sociais para aumentar a motivação dos participantes em três níveis de engajamento, os da vizinhança, da casa e individual: ele reconhece e recompensa atos específicos de intervenção contra a dengue ao conferir pontos, medalhas, títulos e outras distinções no site. 

Os indivíduos e grupos podem trocar seus pontos por prêmios destinados a projetos comunitários específicos, doados por patrocinadores locais, como um banco de praça e um contêiner de lixo. Nesses exemplos, os usuários contribuiriam na melhora da sociabilidade, do saneamento e do meio ambiente de suas comunidades.

O projeto DT propõe um estudo piloto de 24 meses, na comunidade da Maré no Rio de Janeiro, para testar e desenvolver o aplicativo. Somente os moradores cadastrados desta comunidade podem instalar e jogar este aplicativo.

0 comentários: