Equilíbrio de Hardy-Weinberg


O princípio de Hardy-Weinberg estabelece que, a soma das frequências de um determinado par de alelos, p e q, em uma população mendeliana em equilíbrio, é igual a 1. Também estabelece que a soma das  frequências dos diferentes genótipos em cada geração estará de acordo com a expressão p2 + 2pq + q2 = 1.
As condições necessárias para que uma população se mantenha em equilíbrio gênico, segundo Hardy e Weinberg, são as seguintes:
  • A população deve ser muito grande (teoricamente, quanto maior, melhor), de modo que possam ocorrer todos os tipos de cruzamento possíveis , de acordo com as leis de probabilidades.
  • A população deve ser panmítica (do grego pan, todos, e do latim miscere, misturar), isto é os cruzamentos entre indivíduos de diferentes genótipos devem ocorrer ao acaso, sem qualquer preferência.
Uma população que possua essas características, e na qual não ocorra nenhum fator evolutivo, tais como mutação, seleção ou migração, permanecerá em equilíbrio gênico, ou seja, as frequências dos alelos não sofrem alteração ao longo das gerações.

0 comentários: