Abertas as inscrições do SISU 2018


Estão abertas a partir desta terça (23) as inscrições para o SISU (Sistema de Seleção Unificada) 2018, que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior para candidatos que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2017. O prazo vai até as 23h59 do dia 26 de janeiro.

Para fazer a sua inscrição, acesse o site do SISU. Neste site, você poderá ver todas as universidades públicas que estão neste sistema, assim como todos os cursos e o número de vagas disponíveis. A pesquisa pode ser realizada pelo nome do curso ou pelo estado da união onde se pretende estudar. Ema cada opção de curso, são exibidos os pontos mínimos necessários do ENEM para ser aceito.

Cada candidato pode escolher duas opções de cursos, não importando se forem iguais ou diferentes. Estas opções podem ser alteradas até o prazo final das inscrições, no dia 26 de janeiro. 

Depois que você escolheu as suas duas opções, vai precisar do seus dados do ENEM 2017, tais como número da inscrição e senha. Caso tenha esquecido a senha do ENEM 2017, acesse o site do INEP e recupere-a.

Com as informações do ENEM 2017 e o número do seu CPF em mãos, clique em Fazer Inscrição. Após colocar o número de inscrição e senha do ENEM 2017, aparecerá uma página com todos os seus dados, e os locais para escolher a sua 1ª e a sua 2ª opção de curso. Ao clicar em cada opção, e colocar o curso previamente escolhido, o candidato deverá escolher entre duas opções de vagas: 
  • as vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com baixa renda familiar,
  • as vagas destinadas aos candidatos, que independente da renda familiar, cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Cronograma do SISU: 
  • 23/01 a 26/01 - período de inscrições 
  • 29/01 - resultado da chamada regular 
  • 29/01 a 07/02 - prazo para participar da lista de espera 
  • 30/01 a 07/02 - matrícula da chamada regular 
  • 09/02 - início da convocação dos.candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino.
Com a nota do Enem, é possível participar do SISU e posteriormente do PROUNI, respeitando os prazos de cada programa. Neste ano, o PROUNI, que oferece bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições privadas de ensino, receberá inscrições de 6 a 9 de fevereiro.

0 comentários: