Os 3 Rs



Não, não estou me referindo aos "Três Reis Magos", como alguns alunos acharam (é sério!). Estou falando sobre atitudes sustentáveis, para aqueles que se preocupam com o meio ambiente:
  • Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adotar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.
  • Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar os materiais de escritório.
  • Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético.

Os bons hábitos começam em casa, é preciso apenas um na família ou comunidade para fazer a diferença , por mais que as pessoas não demonstrem interesse pelo que estás a fazer, estão a reparar e a aprender contigo, mais cedo ou mais tarde serão eles a passarem os teus hábitos, faça a diferença. Comece por separar o lixo reciclável como: plástico, papel, vidro e metal, vais ver que depois estarás a fazer por hábito, custa alguns segundos da sua vida e dá muitos anos ao nosso meio ambiente.

As cores para a coleta seletiva de lixo ainda não são um padrão mundial (tanto quanto sei), mas são adotadas por muitos países:
  • Azul - Papel;
  • Verde - Vidro;
  • Amarelo - Metal;
  • Vermelho – plástico;
  • Marrom – Orgânico;
Curiosidades:

Contentor Amarelo (Metais)

- Alumínio, em uma tonelada gasta-se apenas 5% da energia necessária para produzir a mesma quantidade do que por via do processo primário;
- Alumínio, a energia economizada na reciclagem de uma única lata de alumínio é suficiente para manter a televisão ligada durante 3 horas;
- Alumínio, para cada 50 quilos de alumínio reciclado, evita-se que sejam extraídos do solo cerca de 5 toneladas de minério;
- Aço produzido a partir da sucata, a economia de energia chega a 70% do que se gasta com a produção do minério de origem.

Contentor Vermelho ( embalagens de plásticos )

- Plástico reciclado economiza-se cerca de 70% de energia (desde a exploração da matéria-prima primária até o desenvolvimento do produto final);

Contentor Azul (papel ou cartão)

- Papel e Cartão, para cada tonelada de papel reciclado evita-se o abate cerca de 20 árvores, economiza-se 70% de energia eléctrica e polui o ar em 74% menos do que se fosse produzido a partir do corte de árvores;
- Cada 50 quilos de papel usado transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. (relativo ao tamanho da árvore/polpa produzida).

Contentor Verde (vidros)

- Por cada tonelada de vidro reciclado poupa-se 1,2 toneladas de matérias-primas originais;
- Na reciclagem do vidro é possível poupar 50% menos de água;
- A energia poupada pela reciclagem de um frasco/garrafa de vidro(tamanho médio) pode manter acesa uma lâmpada de 100 watts cerca de 4 horas.


Reciclar, devemos colocar os objetos nos ecopontos para serem novamente utilizados.

Reduzir, devemos diminuir a quantidade de objetos que utilizamos e utilizar aquelas que nos são mesmo indispensáveis.

Reutilizar é utilizar o máximo de vezes o mesmo objecto, por vezes dando-lhe outras finalidades.
Mesmo sabendo que está e prejudicar o ambiente, o homem continua a não valorizar os Três Rs.

Para ajudar o ambiente:
-as indústrias deveriam optar pelo fabrico de embalagens mais leves;
-devemos reduzir a produção de lixo;
-evitar desperdícios desnecessários.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...