Prova polêmica, atitude "lamentável"


No final do ano passado os professores OFAs foram informados de que precisariam efetuar uma prova classificatória para poder pegar aulas em 2009.
Diferente do professor efetivo, que prestou concurso e tem o seu cargo garantido no estado, o professor OFA não tem garantias de conseguir trabalhar a cada novo ano letivo.
A atribuição de aulas é feita inicialmente para os professores efetivos e as aulas que sobram ao final desta primeira parte são oferecidas então para os professores OFAs. A classificação dos professores, sejam efetivos ou OFAs, leva em conta o tempo de serviço e cursos extras que o profissional tenha feito, e a atribuição é feita de forma decrescente, indo do professor com mais pontos até aquele com menos pontos.

Não sou contra `a avaliação periódica dos professores, sou contra o objetivo desta avaliação: punição. A intenção é rotular os professores como incompetentes e responsabiliza-los por todo o fracasso do sistema educacional!

A tal provinha foi mal feita, cheia de erros, com o claro intuito de prejudicar os professores e não de fazer uma avaliação honesta e imparcial. Através de uma liminar a APEOESP conseguiu anular os efeitos classificatórios desta prova, mas o maior dano não foi reparado: o grande dano moral feito a imagem dos professores!

Lamentável é a postura da Secretária da Educação, que deliberadamente espalha o caos e a cizânia entre a população e os professores.

Não acho que alguém em sã consciência, possa acreditar que durante mais de 30 anos, os professores tenham sido os únicos responsáveis pela má qualidade de ensino no país!

Outro dia vi um artigo de opinião no blog e-educador, onde o autor comenta este assunto e também tenta ser mais racional e não se deixar manipular pela mídia do governo:

http://e-educador.com/index.php/artigos-mainmenu-100/4021-teacher10

Espero que um dia, o governo estadual entenda, que não é com punições e retaliações aos professores que irá conseguir a melhoria do ensino.
Espero ainda estar viva, para ver o professor ser valorizado e respeitado como se deve, ver o salário do professor ser digno de um profissional que é um dos alicerces da nossa sociedade!
Espero ver os professores receberem recursos e materiais para desempenhar a sua profissão com o mínimo de dignidade.
Espero que um dia a secretaria da educação ofereça mais cursos de aperfeiçoamento, que faça provas de mérito e que os profissionais sejam premiados por seu desempenho e não punidos!

E os colegas me dirão: "Vai sonhando, Ana..... vai sonhando!"

0 comentários: