Modelos de Células



Excelentes alunos!
 
No final do ano passado desenvolvi um trabalho com alunos dos primeiros anos do EJA. As turmas montaram três modelos de células: procariótica, eucariótica vegetal e eucariótica animal. Tirei muitas fotos e publiquei-as no Flickr (http://www.flickr.com/photos/anaplantinha/), passei o endereço para os alunos mas acho que ninguém visitou o site. Uma pena!

3 comentários:

Gládis Leal dos Santos disse...

Seu blog está muito legal e os alunos vão curtir, tenho certeza. Quanto aos vídeos do You Tube, vc tem que pegar o código deles lá mesmo no site e colar na postagem em modo html.
O Palavra Aberta é um blog colaborativo em que participam alunos de várias escolas do país, ficarei muito feliz se vc participar com seus alunos. Eles podem assistir aos vídeos, comentar no blog e também enviar seus textos sobre o tema para publicação. Assim, outros alunos poderão ler e comentar também !

Um abração
Gládis

Anônimo disse...

Oi tdb?? gostaria de saber se você tem alguma dica para fazer uma maquete de célula procariótica, eucariótica ou viral mas sem usar isopor ! se tiver pode me explicar como fazer e quais materiais preciso ?? Obrigada (:

Ana Maria disse...

Oi Anônimo

Meus alunos de EJA na época, fizeram modelos de células muito legais. Coloquei todas as fotos no Flickr, mas minha assinatura acabou, e está meio complicado ver as fotos.
Tente neste endereço: http://www.flickr.com/photos/tags/modelodecélulas/

Para uma célula procariótica, por exemplo, você pode usar uma garrafa pet cortada ao meio, cheia de gel para cabelo, com uns barbantes e algumas contas espalhadas no gel.Pode até furar a tampa e amarrar um barbante, para fazer o flagelo.

Para as células eucarióticas, por exemplo, um prato descartável, gel de cabelo, tampinhas de garrafas, contas, tampa de frasco maior, barbantes e etc, fica muito legal. Teve grupos que usou alimentos, como rodelas de beterraba, ervilhas, macarrão...
Acrescente uma moldura externa de papelão (uma caixa cortada), mude algumas organelas, e voilá! uma célula eucariótica vegetal!

Os modelos ficaram muito bons, só que estragaram rapidamente. E cuidado com o gel de cabelo, caso ele tenha um perfume forte pode dar dor de cabeça nas pessoas (nós tivemos que sair do laboratório!)

Boa sorte com seus modelos.Abuse da criatividade!

Abraços

Ana Maria