Hemafroditas



Chama-se hemafrodita um ser vivo que possui os órgãos sexuais dos dois sexos.
No caso das plantas verdes isso é normal, pois as plantas podem ser monóicas (dois sexos em um só organismo, ou seja, hemafrodita) ou dióicas (onde os sexos se apresentam em indivíduos separados).
Nos animais, a maioria é dióica, podendo aparecer hemafroditas devido a uma malformação embrionária.
Tênia.

Hemafroditas naturais entre os animais aparecem nos filos:
- Platyhelminthes - vermes achados, invertebrados. Exemplos: tênia e planetária.
- Annelida - invertebrados com o corpo dividido em anéis. Exemplo: minhoca.
Vale lembrar que nos hemafroditas naturais, plantas ou animais, a fecundação é sempre cruzada, havendo troca de gametas entre dois indivíduos, não ocorrendo a auto-fecundação.

Minhoca.


Em muitas espécies de peixes existe um hemafroditismo insuficiente, neste caso os animais apresentam os órgãos sexuais masculinos e femininos, mas apenas um dos tipos se encontra ativo num determinado momento. Ao atingir a maturidade sexual a garoupa apresenta um sexo ativo, e depois durante o seu crescimento as gônadas convertem-se no outro sexo e tornam-se ativas mais tarde. Nas espécies em que o sexo feminino é o primeiro a se tornar ativo, diz-se que a espécie é protogínica. No caso inverso, diz-se protândrica.


Tricogaster leerii

Quando comecei no Aquarismo minha primeira paixão foi um peixinho chamado Tricogaster léri (Trichogaster leerii). São muito bonitos e pacíficos, e durante muito tempo procurei um macho para tentar a reprodução desta espécie. Um dia consegui! Comprei um belo macho jovem e o criei com todo amor e carinho, ele cresceu e era bem maior do que as outras 5 fêmeas. Certo dia fui olhar o aquário e cadê o macho!? Procurei em todos os cantos, dentro e fora do aquário e nem sinal dele. Daí olhei melhor os peixes e haviam 6 fêmeas, não mais 5! Lá estava meu belo macho transformado em uma enorme fêmea! Na época consultando os livros de aquarismo achei que essa mudança poderia ter sido causada por uma bactéria, mas hoje lendo sobre o hemafroditismo insuficiente fiquei pensando se não seria isso na verdade... temos que investigar!

0 comentários: