Ácidos nucléicos são um tipo de compostos químicos, de elevada massa molecular, que ocorrem em todas as células vivas e são responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética e por sua tradução que é expressa pela síntese precisa das proteínas.
Os ácidos nucléicos são as biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética.
Os ácidos nucléicos são as biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética.
Existem dois tipos de ácidos nucléicos: ácido desoxirribonucléico - DNA e ácido ribonucléico - RNA.
Nos ácidos nucléicos podem identificar-se três constituintes fundamentais: ácido fosfórico (ou fosfato), açúcares e bases nitrogenadas, que são os três elementos de um nucleotídeo. São portanto macromoléculas formadas por nucleotídeos, sendo também chamadas de polinucletídeos ou polímero de nucleotídeos. Nos nucleotídeos podem identificar-se três constituintes fundamentais:
1. Ácido fosfórico (ou fosfato) - confere aos ácidos nucléicos as suas características ácidas. Faz as ligações entre nucleotídeos de uma mesma cadeia. Está presente no DNA e no RNA.
2, Pentoses - como o próprio nome descreve, é um açúcar formado por cinco carbonos. Ocorrem dois tipos: a desoxirribose e a ribose.
3. Base nitrogenada - há cinco bases nitrogenadas diferentes, divididas em dois grupos:
- Bases de anel duplo (puricas)- adenina (A) e guanina (G);
- Bases de anel simples (pirimidicas)- timina (T), citosina (C) e uracila (U).
Diagrama muito simplificado de um ácido nucléico de cadeia dupla (DNA). Os círculos amarelos representam fosfatos, os verdes pentoses e os vermelhos bases nitrogenadas. As linhas sólidas representam ligações covalentes e as pontilhadas ligações de hidrogênio.
0 comentários:
Postar um comentário