Cloroplastos


Os cloroplastos são as organelas mais importantes do grupo dos plastos ou plastídeos, classificados como cromoplastos, pois possuem pigmentos coloridos. Nesse grupo há também os leucoplastos, que são incolores e não fazem fotossíntese, como os amiloplastos, que armazenam amido, e os oleoplastos, que armazenam óleo.

Os cloroplastos tem tamanho médio entre 4um e 7 um e podem ser vistos ao microscópio óptico, geralmente na forma de grãos verdes. Ao microscópio eletrônico podemos observar que eles são envolvidos por uma membrana dupla. Em seu interior, há uma rede de membranas (lamelas) nas quais estão a clorofila e outros pigmentos. Parte das membranas forma vesículas achatadas, os tilacóides (thylakos=saco), que ficam empilhadas. Cada pilha é chamada de granum (grão, em latim; plural:grana). O espaço restante do cloroplasto é preenchido pelo estroma, matriz semelhante ao citosol, na qual estão várias enzimas que participam da fotossíntese.

A clorofila é a molécula responsável pela absorção da energia luminosa indispensável à fotossíntese. Ela é formada por um álcool de cadeia longa (fitol) ligado a cadeias de carbono e nitrogênio com um átomo de magnésio no centro. Nas cianobactérias ou cianofíceas, seres procariontes, a clorofila fica nas membranas espalhadas pelo citoplasma.

à semelhança das mitocôndrias, os cloroplastos possuem equipamento próprio para a síntese de proteínas e para a reprodução: DNA, RNA e ribossomos. Por isso se formulou a hipótese de que teriam se originado de procariontes primitivos - no caso, das cianofíceas -, que no passado teriam invadido a estrutura celular vegetal.

Os cloroplastos estão localizados nas folhas.


Cloroplastos nas células vegetais.


4 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Apenas os cloroplastos com tamanho médio entre 4um e 7 um são vistos ao microscópio? Ou os cloroplastos apresentam esse tamanho médio? É necessário a utilização de algum corante para se visualizar cloroplastos ao M.O.C.? Quando não os visualizamos, porque é que isso acontece?
Obrigada.

Ana Maria disse...

Olá Anônimo

Vou melhorar o texto, pois não ficou claro.

Os cloroplastos possuem tamanho médio entre 4 e 7 micrometros (não consegui fazer aquela letrinha direito) e podem se facilmente vistos ao microscópio óptico. Não precisa usar nenhum corante, dá prá ver os grãos verdes perfeitamente.

Nem toda célula vegetal possui cloroplastos. Nas folhas com certeza você irá encontrá-los. Lembre-se de que o material a ser observado no microscópio deve ser fino o suficiente para que a luz possa atravessar.

Abraços.

Anônimo disse...

Muito obrigada, abraços.

Ana Maria disse...

De nada! Disponha. Abraços.