Cientistas descobrem planeta que pode ser habitável

Ainda estamos longe de deixar a Terra e partir em busca de outro planeta que proporcione condições adequadas de vida para os seres humanos, mas isso não impede os cientistas de sonharem. Pesquisadores do California Institute of Technology, nos Estados Unidos, descobriram recentemente o 55 Cancri F, mais um planeta que entra para a lista dos “potencialmente habitáveis”.

A capacidade do planeta de suportar a presença de água em forma líquida é um dos pontos positivos descritos pelos astrônomos. Além disso, o ano de lá dura quase o mesmo tempo que o nosso – e o local sofre um fenômeno de aquecimento com características muito similares ao efeito estufa da Terra.

Ainda assim, existem algumas diferenças entre os planetas: distante 40 anos luz da Terra, o 55 Cancri F, localizado próximo à constelação de Câncer, faz parte de um sistema solar binário. É isso mesmo: ele possui duas estrelas que atuam como o nosso Sol. Os dois corpos celestes, de tons avermelhado e alaranjado, ficam igualmente visíveis durante toda a manhã por metade do ano.

Dos cinemas para a vida real

Um dos aspectos mais curiosos da descoberta do 55 Cancri F não é apenas a possibilidade de abrigar seres humanos, mas sua semelhança com Tatooine, um dos vários planetas existentes no universo da saga Star Wars.

Terra natal de Anakin e Luke Skywalker, o local é conhecido pelo aspecto desértico e por orbitar em torno de dois sóis – além de ser colonizável por seres humanos, claro.

Este artigo é uma outra sugestão do Ian.  É de se imaginar que num universo tão imenso, existam alguns planetas com condições de abrigar vida orgânica. Acho essa pesquisa muito válida e importante.

Mas..... não consigo parar de pensar que por trás desse tipo de raciocínio está o conceito de "descartável": " O quê? Destruímos nosso planeta? Acabamos com tudo, e ele não suporta mais a nossa vida e a dos outros seres vivos? Não esquenta! Tudo bem! Tem este outro planeta aqui! Vamos nos mudar para lá e vai ficar tudo bem de novo!"

E então, com a lição não aprendida, os seres humanos irão repetir o mesmo ciclo no planeta novo, e milhares de anos depois precisarão sair em busca de um outro planeta.

Assim como uma grande praga de gafanhotos........ tem um desenho da Liga da Justiça, que aparece algo assim, a diferença é que uma raça de seres com este tipo de comportamento pousa aqui na Terra.

0 comentários: