Entendendo heredogramas



Os heredogramas são esquemas gráficos que representam famílias ou árvores genealógicas. Cada símbolo ou ítem gráfico, tem um significado importante.
Nos heredogramas, indivíduos de sexo masculino são representados por um quadrado, e os de sexo feminino são representados por um círculo. Um traço simples, unindo um quadrado e um círculo quer dizer que este casal forma um par, casamento para humanos, cruzamento para os outros seres. Quando há dois traços unindo o casal, significa consanguinidade, ou seja os indivíduos deste par são parentes próximos.
Da união de um casal, podem nascer descendentes, e isto está representado no heredograma, quando do traço que une o casal sai outro traço com círculos e quadrados ligados a ele.

Elementos de um heredograma

Cada geração fica em um nível, ou linha, e pode muitas vezes ser nomeada com números ou letras. E cada indivíduo do heredograma também é identificado por um número. Esta numeração pode ser sequencial, do primeiro até o último indivíduo, ou reiniciar a cada geração.

Heredograma com numeração por gerações.

Os heredogramas, são usados para se analisar a ocorrência de alguma característica genética, em uma família, então os indivíduos que apresentam esta característica estão sempre destacados, geralmente estão pintados.

Heredograma com numeração sequencial

Saber ler e entender um heredograma, saber montar um heredograma, saber analisar um heredograma é muito importante para o estudo da genética.
Um exemplo de análise: nos dois heredogramas mostrados, as característica são autossômicas, ou seja, não estão nos cromossomos sexuais, pois as características aparecem em machos e fêmeas.
Bem diferente do próximo heredograma, onde de cara, podemos ver que a característica é restrita ao sexo masculino:

Neste heredograma, só machos são afetados.

Outra coisa, muitas vezes analisando os heredogramas descobrimos se a característica estudada é recessiva ou dominante. Olhem só:

As meninas IV2 e IV3 são gêmeas fraternas.

E aí, descobriram? A característica é recessiva ou dominante? Como descobrimos isto? Fácil...., na geração I e III temos casais que, apesar de não manifestarem a característica, tiveram filhos com a característica, então ambos devem ter o gene "escondido" neles, então a característica é condicionada por um gene recessivo!

Bem, espero ter sido clara, e que este post ajude alguém. Fui!


14 comentários:

Camila disse...

obrigada, me ajudou :D

Ana Maria disse...

Oi Camila

Que bom! Fico contente.

Abraços

Ana Maria

Luiza disse...

Ah certa vez um professor meu falou (em tom de brincadeira)que ele ficou arrasado quando descobriu na faculdade que a teoria do Aa aa não existia, estudei a pouco tempo essa materia e fiquei fascinada queria mas explicações mais aprofundadas nesta ideia de aa Aa se for assim o codigo genético que aprendemos na sala de aula tambem "não existe"?

Ana Maria disse...

Olá Luiza
Existem muitas coisas na biologia, que são "para fins didáticos". Não só na biologia, aliás!
Conforme vamos avançando nos níveis de ensino, podemos apresentar os mesmo conteúdos de uma forma mais detalhada, e então muitas vezes chega a hora de derrubar certos conceitos "simplistas" ou "simplificados".
Abraços

Anônimo disse...

valeu, me ajudou muito. bjão

Ana Maria disse...

Olá Anônimo

Fico feliz quando posso ajudar!

Beijão também!

Anônimo disse...

kkk Que porra mais dificil kkk não consigue entende nada rs mas valeu!!!

Ana Maria disse...

Oi Jackson

Os heredogramas assustam de início. Nome complicado, que já faz a gente travar logo de cara! Depois um monte de desenhos, riscos, bolas e quadrados, aparentemente sem sentido. Sim, eu sei que é complicado! Mas respire fundo, supere o susto e a aversão inicial e vá acompanhado as descrições e os desenhos citados neste post. Acredito que você irá entender!

Abraços

Anônimo disse...

Ótimo, me ajudo bastante ! parabéns
obrigada

por: ALINE ROSA

Jéssica Perrut disse...

Adorei! Explicação simples e objetiva. ;) Me ajudou bastante! Beijoss e sucesso!!

Anônimo disse...

O "FUI" no final das explicação disse tudo!!

Ana Maria disse...

Aline

Obrigada

Abraços

Ana Maria disse...

Jessica, obrigada

Abraços

Ana Maria disse...

Oi Anônimo

Você acha mesmo? Sinceramente fiquei em dúvida se escrevia o "fui" ou não.....

Abraços