O ciclo sexual feminino


O ciclo menstrual feminino se conta do primeiro dia da menstruação até o dia anterior ao começo da próxima menstruação. A duração de cada ciclo varia para cada mulher, e pode modificar-se ao longo da vida da mulher.

Aparelho reprodutor feminino e sua localização
A menarca (primeira menstruação) não tem uma idade certa para aparecer. Depende muito de mulher para mulher. Aparecer a menarca entre os 9 anos e 18 anos é normal (a partir dos 18 anos pode ser indício de doença).
O ciclo menstrual feminino ocorre todos os meses e em cada ciclo, o corpo está sendo preparado para uma gravidez. Cada mês, o endométrio (forro do útero) se engrossa e se prepara para acolher um óvulo fecundado.

 

O ciclo sexual feminino é, sensivelmente, de 28 dias, podendo ser de 25 até 30 dias. Nas adolescentes, os primeiros ciclos menstruais podem ser muito irregulares, não constituindo razão para preocupações. No entanto, se o ciclo menstrual continuar a ser muito irregular, após dois anos da primeira menstruação, é aconselhável consultar um médico ginecologista.
Durante os 30 ou 35 anos que uma mulher pode engravidar, ela menstrua entre 300 à 500 vezes. A duração da menstruação também varia e pode durar entre 3 e 7 dias, sendo também de intensidade variada. 
Não é impossível que uma gravidez ocorra durante a menstruação, porque podem ocorrer ovulações espontâneas em qualquer momento do ciclo menstrual e isto, pode acontecer tendo a mulher um ciclo menstrual regular ou irregular.
Por isso, mesmo durante a menstruação, não se deve esquecer de um método contraceptivo eficaz.


A menstruação é talvez um dos assuntos que causam mais controvérsias e há inúmeros mitos populares.

Uma vez que no ciclo sexual os principais acontecimentos ocorrem no ovário e no útero, considera-se existir um Ciclo Ovárico e um Ciclo Uterino. Ambos os ciclos ocorrem simultaneamente (ver a figura seguinte).




O Ciclo Sexual Feminino: 1- Ciclo do Ovário, 2- Ciclo Uterino.


Vamos começar pelo ciclo ovário, porque os hormônios produzidos neste ciclo controlam o ciclo uterino.

O Ciclo Ovárico (do Ovário)

A formação das células reprodutoras femininas ocorre nos ovários e podem distinguir-se em três fases: Fase Folicular, Fase da Ovulação e Fase do Corpo Amarelo (Fase Lútea).
  • Fase Folicular (ocorre do 1º ao 14º dia)- A célula reprodutora feminina - Óvulo - desenvolve-se em estruturas designadas por Folículos. Na puberdade, alguns folículos entram em atividade, mas em cada ciclo apenas um atinge a maturação. Nesta fase, os hormônios que as células foliculares produzem são, principalmente, os estrogênios (Figura 1a). 

  • Fase da Ovulação (ocorre ao14º dia) - Quando o folículo está maduro funde-se com a parede do ovário e o óvulo é libertado do ovário e entra na Trompa de Falópio (Figura 1b). O tempo de sobrevida do óvulo dentro das trompas, após a ovulação, não é bem definido, mas parece estar entre 12 e 24 horas. Já os espermatozóides parecem ter uma sobrevida maior, variando de 24 até 96 horas. Por isso os dias férteis começam antes mesmo da ovulação.

  • Fase do Corpo Amarelo (ocorre do 15º ao 28º dia) - Depois da ovulação, o folículo transforma-se numa estrutura de cor amarela designando-se, por isso, de corpo amarelo (corpo lúteo, "corpus luteum"). Este transforma-se em algumas horas e funciona alguns dias, produzindo uma pequena quantidade de estrogênio e, principalmente, progesterona. Na ausência de fecundação, o corpo amarelo regride, deixando na parede do ovário uma pequena cicatriz. Se ocorrer fecundação, o corpo amarelo mantém-se durante três meses a produzir os hormônios femininos (Figura 1c).

  
O Ciclo Uterino (do Útero)


O útero é um órgão muito musculoso revestido internamente por uma mucosa muito vascularizada - o endométrio. Esta mucosa uterina sofre transformações ao longo do ciclo, com a função de criar condições ótimas para que o óvulo fecundado se aloje no endométrio, e aí se desenvolva o embrião e, posteriormente, o feto ao longo dos 9 meses. As transformações que ocorrem no endométrio podem ser agrupadas em três fases: Fase Menstrual, Fase Proliferativa e Fase de Secreção.
  • Fase Menstrual (ocorre do 1º ao 5º dia) - Quando não há fecundação a parede do útero desagrega-se sendo destruída cerca de 4/5 mm da sua espessura. Os fragmentos de tecido e sangue proveniente dos vasos que irrigam a parede do útero, são libertados constituindo a menstruação. A menstruação traduz-se numa hemorragia e marca o início de todo o ciclo sexual feminino e, por isso, quando aparece a menstruação deve-se contar esse dia como sendo o primeiro dia, não só do ciclo uterino mas de todo o ciclo sexual (Figura 2a). 

  • Fase Proliferativa (ocorre do 6º ao 14º dia) - após a menstruação a mucosa uterina é reconstituída, em que os vasos sanguíneos e tecidos são reconstituídos, passando de 1 a 5 mm de espessura (Figura 2b). 

  • Fase de Secreção (ocorre do 15º ao 28º dia) - O endométrio enriquece-se de glândulas e vasos sanguíneos. As glândulas produzem um muco que é particularmente abundante na ovulação. Deste modo, o útero está pronto para receber e alojar nesta camada “fofa e esponjosa” um embrião. Caso não tenha ocorrido um fecundação esta camada degenera, iniciando-se assim um novo ciclo com a fase menstrual (Figura 2c).

Relação entre os Ciclos Ovárico e Uterino


Existe uma estreita relação entre o ciclo ovárico e o uterino. Efetivamente, sem ovários não há ciclo uterino. Com ovários reimplantados, em qualquer parte do corpo, o ciclo reinicia-se. Isto acontece porque o ovário atua sobre o útero através de hormônios que lança no sangue, não sendo por isso determinante a sua localização. Estes hormônios ovarianos - estrogênio e progesterona - atuam no útero comandando as transformações do endométrio, ou seja, o ciclo uterino.

Durante a fase folicular, os estrogênios, produzidos em quantidade crescente pelo folículo em desenvolvimento, estimulam o crescimento da mucosa uterina, o que corresponde à fase reparativa ou proliferativa. Após a ovulação, durante a fase do corpo amarelo, este produz principalmente progesterona mas também estrogênios. Estes hormônios, ao chegarem ao endométrio, provocam o seu crescimento e aumentam a sua complexidade, isto é, determinam o início da fase de secreção. Se não houver fecundação, o corpo amarelo degenera, deixando de produzir os estrogênios e a progesterona. A diminuição destes hormônios ovarianos faz degenerar o endométrio, ocorrendo a fase menstrual.

0 comentários: