Biologia também é Arte!




Para fazer as fotos reunidas no Aquário de Seattle, nos Estados Unidos, o biólogo Adam Summers usou uma técnica de tingimento que ressalta a estrutura interior das espécies, comum em artigos científicos, a diafanização.

O procedimento empregado por Summers – que além de biólogo e fotógrafo também foi consultor do filme Procurando Nemo – é usado há décadas por pesquisadores com o objetivo de ressaltar o interior dos peixes e facilitar a análise. A pele torna-se translúcida por meio de uma mistura entre peróxido de hidrogênio, uma enzima chamada tripsina e glicerina. Depois, pigmentos azuis e vermelhos são adicionados aos ossos e cartilagens para ressaltá-los.

A maior parte das fotos da exposição veio de um estudo sobre o desenvolvimento do esqueleto dos peixes. Algumas foram refeitas pelo biólogo que elas ganhassem uma perspectiva mais estética que científica. Além disso, ele também chamou Sierra Nelson, um poeta de Seattle, para criar um poema para cada uma das espécies. “Espero que as pessoas percebam a beleza interna desses peixes. Realmente, existe essa outra dimensão em sua biologia que vale a pena apreciar”, diz Summers.
Caso você não esteja passeando por Seattle, mas quer ver as fotos, clique aqui e veja algumas delas.

0 comentários: