SISU 2020


SISU 2020
Entrar em uma Universidade pública é o sonho de muitas pessoas, o SISU 2020 é uma das maiores portas de entrada dos estudantes para as melhores Universidades públicas do país. Desse modo, anualmente milhares de estudantes se candidatam para as vagas ofertados pelo SISU 2020. Porém, é preciso entender como funciona este portal de ofertas de cursos nas universidade públicas do pais. 

Se você fez o ENEM e quer saber como o SISU 2020 funciona e se tem chances de entrar em uma faculdade, continue lendo este post!


Como funciona o SISU 2020?

O Sistema de Seleção Unificada – SISU, é um programa do Ministério da Educação (MEC) que já está em funcionamento a 10 anos.

Desse modo, o SISU 2020 foi desenvolvido para facilitar a entrada de estudantes no ensino superior, por meio de uma plataforma online de fácil e simples utilização.

Assim, todos os anos o SISU abre milhares de vagas para todos os tipos de cursos em todas as Universidades públicas do país.

Dessa maneira, o sistema se tornou o meio de entrada em Universidades públicas mais procurado e disputado do Brasil e entender como funciona o SISU, é bem simples!

Portanto, é preciso saber como este site funciona e quais os cursos e quais as Universidades os candidatos podem se inscrever. Afinal, é por meio deste processo que milhares de estudantes podem ingressar nas melhores universidade do país sem ter de pagar matrícula ou mensalidades.


Quem pode se inscrever no SISU 2020?

Mas se ainda existam algumas dúvidas sobre quem pode ou não pode se candidatar ao SISU 2020. Assim, basta conferir as novas regras do SISU!

Todas as pessoas podem participar do SISU sem problemas, desde de que estejam dentro de algumas especificações básicas do programa.

Dessa forma, veja a seguir estes critérios que todo estudante deve se encaixar para concorrer a vagas SISU 2020:
  • Primeiramente, é preciso que o aluno tenha realizado o Enem no ano de 2019;
  • Não tenha em hipótese alguma zerado a redação, ou seja, é preciso ter ao menos tenha tirado nota 100.

Dessa forma, obedecendo esses critérios, o aluno pode se inscrever no SISU 2020 sem problemas, de forma totalmente gratuita e online.


Sistema de Cotas SISU 2020

Para a disputa de vagas do SISU 2020, existem algumas modalidades de concorrência, como por exemplo as cotas do SISU.

Assim, essas modalidades foram criadas por parte do Governo Federal para gerar mais chances a pessoas de baixa renda a entrarem mais facilmente nas Universidades públicas.

Essas modalidades, podem se dividir em:
  • Ampla concorrência;
  • Candidato Afrodescendente;
  • Ingresso de escola pública;
  • Baixa renda.

Assim, as vagas em todos os cursos oferecidos pelo portal SISU 2020, ficam melhores distribuídos entre os candidatos inscritos no site.

Cursos mais disputados SISU 2020

Dentre todos os cursos do SISU 2020, existem aqueles cuja a concorrência é bem maior do que os demais.

Assim, devido a procura por esses cursos, o número de vagas não é suficiente. Assim, é gerado uma gigantesca concorrência por uma única vaga.

Desse modo, a concorrência pelas vagas em muitos cursos SISU 2020 sobem drasticamente. Este tipo de fenômeno acontece geralmente em cursos de maior prestigio como medicina e direito.

Com isso, veja a seguir os cursos mais disputados do SISU 2020 e a taxa de concorrência de candidato por vaga:
  • Medicina: candidato por vaga: 52,90;
  • Publicidade e Propaganda: candidato por vaga: 32,32;
  • Nutrição: candidato por vaga: 27,67;
  • Farmácia: candidato por vaga: 26,97;
  • Ciência da Computação: candidato por vaga: 25,14;
  • Direito: candidato-vaga: 24,41;
  • Relações Internacionais: candidato por vaga: 23,94;
  • Arquitetura e Urbanismo: candidato por vaga: 23,59;
  • Enfermagem: candidato por vaga: 22,32;
  • Psicologia: candidato por vaga: 21,98.


Lembrando que em todos os anos esse número de concorrência pode ser alterado. Afinal, os cursos em alta hoje, podem ser alterados até a abertura das vagas do SISU 2021. Ou seja, no próximo ano as vagas podem já ter uma configuração de concorrência totalmente diferente levando em conta a procura dos candidatos.

Como funciona o SISU 2020?

Para poder fazer sua inscrição SISU 2020, antes de tudo, o candidato que almeja a vaga em um curso de alguma Universidade pública deve ter realizado o ENEM no ano anterior. 

Assim, apenas os estudantes que prestaram o ENEM podem se candidatar no SISU. Afinal, o programa utiliza a nota ENEM como o fator principal da entrada em um centro Universitário.

Logo após a realização do ENEM e inscrição SISU 2020, o candidato entrará em uma ferramenta online que lhe garantirá o direito a concorrência de todos os cursos ofertados por todas as Universidade públicas de todo o país.

Deste modo, o candidato terá 2 opções de curso, a primeira opção será levada mais em consideração do que a segunda.

Assim, durante todos os dias de funcionamento do SISU o estudante poderá fazer a alteração dos 2 cursos.


Como funciona o processo seletivo SISU?

Durante toda a semana o SISU 2020 estará aberto e possibilitará que o estudante mude as suas opções de curso quantas vezes quiser. Assim, o SISU funciona em duas etapas, uma de dia e outra de noite, entenda a seguir:

De dia: Durante o dia, o candidato irá escolher as suas 2 opções de curso e poderá ver sua classificação naquele curso apenas naquele dia.



De noite: Durante a noite o SISU 2020 se fecha para acesso, o fechamento ocorre para refazer os cálculos do ranqueamento dos candidatos, podendo no outro dia ser diferente.

Encerramento definitivo: No último dia de funcionamento do SISU, ele fechará por definitivo, e não serão mais possíveis fazer alterações nos cursos, no dia seguinte aparecerá a classificação oficial dos alunos, com quem foi aprovado ou não.
Inscrições SISU 2020

Realizar a inscrição SISU 2020, é bastante rápido e fácil, todo o processo é feito totalmente online do início ao fim.

Portanto, não é necessário fazer nenhum, tipo de pagamento de taxa, pois o SISU é gratuito a todos.

A seguir veja como você pode se inscrever no SISU:
Em primeiro lugar, entre no site oficial do SISU, ou clique aqui;


  • Logo em seguida, clique em “fazer inscrição SISU 2020”;
  • Preencha seu número de inscrição e senha do Enem;
  • Digite os caracteres da imagem;
  • Confirme seus dados de contato;
  • Clique em “fazer inscrição da 1° opção”;
  • Escolha seu curso;
  • Clique em “fazer inscrição da 2° opção”;
  • Por fim, você deve escolher o seu curso.


Pronto, dessa forma, você fez sua inscrição SISU 2020 e agora já está concorrendo para as vagas dos dois cursos que você escolheu!

Assim, quando o SISU 2020 fechar suas inscrições, você poderá ver de forma oficial se foi ou não aprovado no curso e Universidade em que se candidatou.
Documentos para matrícula SISU 

Ao se inscrever no SISU 2020, o candidato deverá fornecer alguns dados pessoais além da nota ENEM.

Afinal, somente com o fornecimento de seus dados cadastrais o site poderá liberar sua candidatura para as vagas que você deseja se inscrever.

Veja a baixo uma lista de documentos necessários para matrícula SISU:
  • RG / CPF;
  • Seu número de inscrição do ENEM do ano anterior (2019);
  • Sua senha do Enem 2019.
  • Nota de corte SISU 2020

Em algumas Universidades é cobrado do estudante um outro critério para poder concorrer as vagas, o valor da nota de corte SISU 2020.

Mas ainda existem alguns cursos que para o estudante poder se candidatar, antes de tudo, é necessário que ele tenha alcançado uma pontuação mínima no ENEM, para que ele possa ter chances reais de ser aprovado. 


A nota de corte SISU, como é chamada, varia de curso para curso e de Universidade para Universidade, podendo em algumas ter diferenças de até 100 pontos.

Dessa forma, o estudante além de sempre ter em mente de alcançar a maior nota possível. Ainda é preciso se preocupar se esta nota sequer será suficiente para concorrer a uma vaga no curso e Universidade que deseja frequentar.

Afinal, a nota de corte SISU 2020 é baseada na média de todos os candidatos que se inscreveram em determinado curso e Universidade.

Desse modo, é preciso ficar atento sempre que esta nota fora liberada para consulta na própria página de inscrição do programa.

Lembrando, que caso sua nota seja maior ou menor do que a nota de corte SISU, isso não significa que você será automaticamente aprovado ou reprovado para a vaga em que deseja concorrer.
Resultado SISU e Lista de Espera SISU

Logo após, o fechamento oficial e divulgação do resultado SISU 2020, ainda não acabou totalmente o procedimento de entrada de alunos.

Podendo até mesmo alunos que ficaram abaixo da nota de corte entrarem em Universidades para estudar os cursos que escolheram. Existem 2 formas de entrar na Universidade pelo SISU:

A primeira é a seleção por meio da primeira e segunda chamada:

Onde alunos que foram aprovados, mas por alguma razão não compareceram na instituição para oficializar a sua matrícula, perdem o direito da vaga e então a vaga vai para um outro aluno que será selecionado durante o período da segunda chamada.

A outra forma é por meio da Lista de espera SISU 2020:

Após o período oficial de matrículas, abrem-se as listas de espera, onde alunos que não atingiram a pontuação necessária podem se inscrever e ficar aguardando uma eventual vaga surgir.
Como se inscrever na lista de espera SISU?

Para se inscrever na lista de espera, o candidato deve seguir os seguintes passos:
Acessar a página do participante do SISU, clique aqui para ir até a a página;


Clicar em “Participar da Lista de Espera” após isso, será informado quais documentos deverão ser apresentados na instituição de interesse, nas datas definidas pelo SISU.

Lembrando que o candidato deve ficar de olho se realmente está na lista de espera, pôs ao entrar nesta lista, o candidato receberá uma mensagem confirmando seu ingresso.
Simulador de notas SISU 2020

Para aqueles que estiverem mais ansiosos em relação a nota de corte e suas chances de ingressar em uma universidade pública, existem formas de calcular suas chances no SISU apenas com a nota do ENEM.

Veja a seguir como calcular as suas chances no SISU com a nota ENEM:
Entre no site do simulador de notas “Me Salva”, ou clique aqui;


Preencha todas as informações necessárias sobre suas notas;
E clique em “consultar chances”.


Após isso, o site lhe mostrará as suas chances de concorrer a uma vaga naquele curso e Estado que você escolheu.

Cronograma SISU 2020

Todos os anos o sistema libera um cronograma SISU com todas as datas importantes do seu processo. Veja a seguir o cronograma SISU 2020 completo liberado pelo MEC, que deve ser seguido pelos candidatos a vagas:
  • 21 a 24 de janeiro: inscrições abertas até às 23:59h do dia 24 de janeiro
  • 28 de janeiro: resultado da chamada regular
  • 29 de janeiro a 04 de fevereiro: prazo para candidatos não selecionados na chamada regular manifestarem interesse na Lista de Espera de uma dos opções;
  • 07 de fevereiro a 30 de abril: convocação dos candidatos da Lista de Espera feita pelas Universidades (consulta feita pelos sistemas de seleção das Universidades)

Contato SISU

Se ainda lhe resta alguma dúvida, entre em contato direto com os atendentes do SISU e tire as que restarem:
Telefone: 0800-616161. 
Ou pelo auto atendimento online, clique aqui.

0 comentários: