O que fazer com o oleo?

Este sabão fez parte da minha infância.
De tempos em tempos recebo dois emails diferentes sobre o óleo usado na cozinha. Um diz que devemos colocar o óleo em garrafas pets e enviá-lo ao lixo para não poluir as águas, o outro diz que devemos jogá-lo na pia, pois durante o processo de tratamento da água o óleo será retirado adequadamente. Sinceramente não gosto de nenhuma das duas opções.
Quando era criança passava as férias em Minas Gerais e lembrei do sabão caseiro que a Dna. Chiquinha fazia, depois colocava numa latinha redonda e usava para lavar louça. Não sei qual era a receita dela, mas achei uma receita na NET sobre isso. E aí, alguém quer experimentar?

A seguir, uma receita de sabão com óleo usado

Sabão Gel

Você precisará de:

1 balde de plástico
2 litros de água morna
3 litros de óleo vegetal reciclado (usado)
500 gramas de soda cáustica
½ litro de álcool
300 gramas de fubá
1 colher de pau grande ou pedaço de pau

Como fazer:

Coloque a água morna e o óleo vegetal no balde de plástico. Com a colher de pau misture bem. Acrescente a soda cáustica. Cuidado com as mãos por que a soda cáustica pode queimar. Misture bem. Feito isso, coloque álcool. E misture novamente. Em um pote separado misture o fubá com um pouco de água. Só para dissolver. Agora, adicione a massa de fubá no balde. Mexa intensamente por 10 minutos.
Deixe o sabão descansar por 7 dias antes usar. Isso é importante para neutralizar o efeito da soda cáustica.

0 comentários: