Uma decisao dificil



Deixei o tempo passar antes de escrever este post, pois não queria me manifestar no calor do momento, isso leva as pessoas a falarem o que não sentem realmente. Tenho uma sala de segundo ano muito difícil. Não consigo dar aula lá. Mas na sala existem bons alunos e que estão sendo prejudicados por isso. Na última aula, que não houve, alguns alunos me disseram para tomar atitudes mais firmes, ser mais rígida, que eu devo impor minha autoridade, mandar prá fora os alunos bagunceiros e etc. Devo confessar que as sugestões me pegaram de surpresa, mesmo sabendo que geralmente os jovens são radicais. Mas creio que não tenho outra saída, terei de ser mais rígida nesta sala, o que prá mim é muito difícil. Existem várias formas de violência e essa é uma delas. Considero uma agressão você tolher tanto uma pessoa aos níveis sugeridos!
Dei aula por seis anos em uma escola considerada difícil, barra pesada, com alunos LA, com alunos que levavam revolveres na escola, com alunos bêbados e drogados em sala de aula, onde alunos agrediram fisicamente professores, onde várias vezes a polícia foi chamada para levar aluno embora e etc.
Mas nessa escola só precisei adotar a "linha dura" uma vez! Foi com um segundo ano também, mas foi por pouco tempo e depois voltamos a uma convivência pacífica.
Não quero que isso "impregne" em mim, e que eu me torne com o tempo uma pessoa amarga, "azeda", intolerante. Muitas vezes isso acontece com o professor e os alunos não percebem que foram eles mesmos que criaram aquele "monstro" que tanto inferniza a vida deles!

0 comentários: