"Se não pode vencê-los, una-se a eles"

Este antigo ditado popular guarda uma grande sabedoria de vida.

Desde que iniciei a procura por novas tecnologias para melhorar a minha prática docente, muito eu vi e aprendi. Mas um blog, em especial, me chamou atenção: Serão Extra do professor Suintila, que dá aulas de física em uma escola estadual de Campo Grande-MS.

Ele usa o celular como ferramenta de aprendizado, montando e distribuindo a seus alunos questionários sobre temas de física, que podem ser acessados pelos celulares da moçada.

Seguindo as dicas do professor Suintila, montei minha primeira Quiz, o tema é Ácidos Nucléicos e o alvo são alunos de 2º ano.

Para aqueles que não podem acessar pelo celular coloquei a quiz aqui neste post. Por favor, depois de acessar a quiz, tanto no celular como no blog, enviem um comentário com seu nome ou número de chamada e a série, para que eu possa pontuar vocês.

Espero que gostem!

5 comentários:

Suintila V. Pedreira disse...

Cara Ana Maria,

Parabéns pelo belo Quizz, ficou excelente esse seu trabalho, e queria agradecer aqui de público pela sua iniciativa... tomara que ela inspire mais colegas nossos a experimentar essa tecnologia, que tem tudo para assumir uma posição de destaque entre as TIC's que estão hoje à nossa disposição.

Respondendo seu questionamento sobre como enviá-los por bluetooth aos celulares dos seus alunos, eu faço da sequinte maneira:
1. Salvo no meu PC os arquivos JAD e JAR criados pelo site do Mobile Study (Aqui: http://www.mobilestudy.org/dl/0000/8933/9LSHKKMK/midlet.jad e aqui: http://www.mobilestudy.org/dl/0000/8933/9LSHKKMK/midlet.jar);
2. Usando o cabo de dados do celular, ou retirando o cartão de memória do celular e colocando no PC, envio esses dois arquivos para o meu celular;
3. Com os arquivos já no meu celular, em sala de aula, peço aos alunos para ativarem o bluetooth dos celulares deles, e vou enviando para cada um deles os dois arquivos ao mesmo tempo;

Mas existem outras maneiras. Dá para anexar esses arquivos em um torpedo MMS, e enviar para os números dos celulares dos alunos, ou então, dá para enviar por SMS o link para eles baixarem as atividades direto do site do Mobile Study (Aqui: http://www.mobilestudy.org/dl/0000/8933/9LSHKKMK/midlet.jad), mas em ambas as soluções implicará em despesa junto à operadora de celular tanto para quem envia, quanto para quem recebe, o que não recomendo que se faça.

Quaisquer dúvidas ou orientações, estou à disposição.

Tenha certeza de uma coisa, cara colega... seus alunos irão adorar essa atividade, e te pedirão cada vez mais que utilize essa tecnologia.

Parabéns novamente, e um grande abraço.

Prof. Suintila

Unknown disse...

oi prof legal gostei do seu quiz facil pois acertei 8...uma maneira legal de apreder e usar o cel...bjs thais ferreira do 2ªB

Anônimo disse...

Professora, fiz o QUIZ e acertei 8, a maioria \o/ rs. Meu nome é Natália, sou do 2ºA e meu numero da chamada é 31. Bjs.

Anônimo disse...

Oi, professora. Eu sou a Lethícia Gomes (série:2°A numero:29) e acertei 8 perguntas. Obrigada.

PsySuPreMo disse...

Professora, no quiz acertei 9. Mi chamo eh Diego, sou do 2°a meu numero da chamada eh 17. legal o quiz