Alguns conceitos básicos de Genética

Vamos brincar com massinhas?


Quando nós estudamos os Ácidos Nucléicos, vimos que um gene é um segmento de DNA que condiciona a produção de uma proteína. A presença (ou ausência) desta proteína, faz com que o indivíduo apresente uma determinada característica. O DNA está localizado nos cromossomos, que estão organizados aos pares dentro das células, e cada cromossomo de um par é chamado de cromossomo homólogo.

Desta forma, em cada um dos cromossomos homólogos, encontramos um trecho de DNA (um gene) que produz uma proteína, estes pares de genes, presentes nos cromossomos homólogos, são chamados de genes alelos. Os gene alelos, estão situados no mesmo local em cromossomos homólogos, então dizemos que eles estão no mesmo locus gênico dos cromossomos homólogos.

Cada característica hereditária é condicionada por um par de genes alelos. São características hereditárias, aquelas que podem ser transmitidas aos seus descendentes, como por exemplo: cor dos cabelos, cor dos olhos, formato das orelhas, tipo de pelo e etc.

Os genes podem ser dominantes ou recessivos. Como os genes são representados por letras, o gene dominante é representado pela letra maiúscula, e o gene recessivo é representado pela letra minúscula. Exemplo: se o gene dominante for "B", o recessivo será "b".
Lembrando que os genes estão sempre aos pares, um gene dominante é aquele que sempre manifesta a sua característica, mesmo se estiver em conjunto com um gene recessivo, e o gene recessivo é aquele que só manifesta a sua característica se estiver com outro recessivo.

E como escolhemos a letra? Fácil! Será a inicial da característica recessiva! Exemplo: cor de cabelo. Temos duas cores, azul e verde (exemplo, heim!), e a cor verde é recessiva, então o gene dominante será V e o gene recessivo será v.  Isso quer dizer que o Shun de Andromeda é homozigoto recessivo, vv  .... :-) Brincadeirinha!

Podemos reconhecer a característica recessiva por alguns ítens:
- aparece em menor proporção na população,
- pode estar ausente em uma geração,
- aparece em descendentes cujos pais não manifestam esta característica (ex: os pais são destros e o filho é canhoto)

Isso nos leva a definição de homozigoto e heterozigoto: um homozigoto possui os genes alelos iguais (BB ou bb) e o heterozigoto possui os gene alelos diferentes (Bb). Nos homozigotos dominantes (BB) e nos heterozigotos (Bb), somente o gene dominante estará agindo e estes indivíduos apresentarão a característica dominante. Por outro lado, nos homozigotos recessivos (bb), somente o gene recessivo estará agindo e estes indivíduos apresentarão a característica recessiva.

Dois conceitos que as vezes são difíceis de entender são: fenótipo e genótipo
Imagine quantas características um indivíduo pode apresentar ... milhares, milhões! E cada uma deles é o resultado da ação de um par de genes! O conjunto desses milhares, ou milhões, de pares de genes é chamado de genótipo. O conjunto de características que o indivíduo apresenta, visíveis externamente ou não, é chamado de fenótipo. Exemplo prático: quando eu digo que uma pessoa tem olhos azuis e cabelos castanhos, eu estou dizendo o fenótipo desta pessoa, e quando eu digo que esta pessoa possui "aaLl", eu estou dizendo o genótipo desta pessoa.

Bem, para começarmos já está bom.

6 comentários:

Prof. Fabiano Reis disse...

Ola Ana Maria excelente post, é a base do conhecimento da genética então esses conceitos devem mesmo ser ensinados dessas forma, parabéns.

Respondir sua dúvida em:
http://biologiaquepariu.blogspot.com/2010/10/anelideos-aula-pratica-coleta-e.html

Abraços e felicidades sempre.

Ana Maria disse...

Muito obrigada Fabiano. Espero que não tenha ficado confuso. Sobre a dissecação, continuei o papo no seu blog. Abraços.

Victoria disse...

HAHA adorei o exemplo do Shun,ótimo site, parabéns. Tem alguma postagem explicando sobre Heredogramas?

Ana Maria disse...

Oi Victoria

Eu sempre assisti Cavaleiros do Zodíaco, primeiro quando solteira pois adoro desenhos, e agora com os meus filhos que são fãs de CDZ!

Não, creio que não falei de heredogramas ainda, mas vou tentar.

Abraços

Ana Maria

t-moral disse...

Parabéns pelo blogue. Bem objetivo e profundo ao mesmo tempo!
Bio-cumprimentos

Ana Maria disse...

Olá t-moral

Muito obrigada pelo elogio.

Abraços