Dessa eu não escapei!

Como vocês devem saber, uma epidemia de conjuntivite viral vem assolando o estado de São Paulo desde o começo do ano. Começou no litoral, espalhou-se pela capital e interior com uma velocidade alarmante!
Todas as escolas foram avisadas, pela Secretaria de Saúde, para mandar aluno para casa ao menor sinal de conjuntivite,  e caso ocorram dois casos na mesma sala, a turma deve ser suspensa!
Na nossa escola tomamos todos os cuidados possíveis, tivemos vários alunos afetados e alguns professores também.
Hoje foi a minha vez! Acordei com o olho esquerdo colado, arranhando, vermelho e lacrimejando! Justo eu, que atormentei todos os alunos para tomarem cuidado, para ficarem mais atentos `a higiene pessoal!
Estou de molho por esta semana, e nem preciso levar guia, marcar perícia e etc! Por causa da epidemia a Secretaria de Educação facilitou esse procedimento.

E como não poderia faltar, algumas informações técnicas sobre esta doença...

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Pode atacar os dois olhos, durando de uma semana a quinze dias e não costuma deixar sequelas. Podem ser ocasionadas por fatores alérgicos, irritativos ou infecciosos e cada um deles necessita de tratamento específico. O olho torna-se vermelho, edematoso, lacrimejante, com sensação de corpo estranho, às vezes com secreção. A doença é relacionada aos hábitos de higiene dos indivíduos. Pode ocorrer também em animais.

A conjuntivite alérgica é causada pelo contato de alérgicos nos olhos, seus sintomas são: coceira, lacrimejamento do olho e vermelhidão, acontecendo também de a pele que fica em volta dos olhos fica vermelha e descama.
O diagnóstico da conjuntivite pode ser feito através de testes para alérgicos específicos, porém não é muito difícil diagnosticá-la.
O tratamento da conjuntivite: primeiramente a pessoa contaminada deve ficar longe das outras pessoas, pois ela é contagiosa, o tratamento deve ser feito com medicação com anti-histamínicos, se for só nos olhos pode ser tratado com colírios para conjuntivite específicos, mas se houver outro tipo de alergia ao redor dos olhos na pele pode ser tratado com colírio, porém é necessário procurar orientação médica.

A conjuntivite viral é uma inflamação na conjuntiva produzida por um vírus. A conjuntiva é uma membrana fina que forra a parte anterior do olho e a face interna das pálpebras. Esta membrana quando está inflamada fica bastante avermelhada.
Esse tipo de conjuntivite pode ser causada por 12 tipos de vírus, os sintomas da conjuntivite viral geralmente são os mesmos começando com coceira nos olhos, vermelhidão difusa, lacrimejamento, redução da abertura da fenda das pálpebras, secreção mais espessa parecendo serem lágrimas grossas e em alguns casos pode ocorrer hemorragia.
Durante os 7 primeiros dias da conjuntivite acontece o período de incubação, a fase aguda acontece nos próximos 7 dias que é quando há um risco maior de contagio, a vermelhidão nos olhos pode durar até 3 semanas. Existem alguns colírios e remédios para tratamento da conjuntivite viral, porém o ideal é que esse medicamento seja indicado por um médico especialista.

A conjuntivite bacteriana é comumente confundida com a conjuntivite alérgica, alguns recém nascidos durante os 3 dias de vida podem ser infectados, normalmente isso acontece devido a presença de uma bactéria no canal do parto de mãe que têm gonorreia.
Há outras causas da conjuntivite bacteriana como a alergia causada por cosméticos, pólen, irritação química, pó e ausência de higiene.
Caso não seja tratada corretamente a conjuntivite bacteriana pode se disseminar para a córnea e causar danos permanentes na visão
São verificados os seguintes sintomas da conjuntivite bacteriana: secreção clara, esverdeada ou amarelada, dor ocular, edema na pálpebra, sensibilidade a luz, vermelhidão, sensação de areia nos olhos, intensa vontade de coçar. O tratamento da conjuntivite bacteriana deve ser feito com orientação médica.

0 comentários: