LISTA UNIFICADA DE LIVROS QUE SERÃO EXIGIDOS NO FUVEST 2011



Não houve alteração em relação ao Vestibular passado.
  • Auto da barca do inferno – Gil Vicente;
  • Memórias de um sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida;
  • Iracema – José de Alencar;
  • Dom Casmurro – Machado de Assis;
  • O Cortiço – Aluísio Azevedo;
  • A cidade e as serras – Eça de Queirós;
  • Vidas secas – Graciliano Ramos;
  • Capitães da areia – Jorge Amado;
  • Antologia poética (com base na 2ª ed. aumentada) – Vinícius de Moraes.
Encontre-os aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal o teu blog, Ana Maria.

Na bíblia fala que, por causa da tecnologia do homem, as pessoas só vão conseguri viver com um chip implantado no braço.
(...)
Mas, aqui entre nós, por que será que vamos precissar de um chip no braço? Vai faltar àgua por exemplo? Quero saber a sua opinião.

Obrigado pela atenção,

(Anônimo)

Ana Maria disse...

Anônimo

Bíblia falando de chip no braço?!
Foi difícil decidir se responderia ao seu comentário ou não. Não me pareceu sério, apenas uma gozação ...

Mas a parte sobre a água é séria, e por isso respondo:

Qualquer um que já estudou o ciclo da água sabe que a quantidade de água no planeta se mantêm estável. Mas então qual é a grande polêmica sobre a água?

De toda a água do nosso planeta, apenas 1% está disponível para consumo humano, e como se não bastasse isso, os seres humanos ainda poluem essa escassa água, tornando-a imprópria para o consumo.

Os custos para tratamento da água irão aumentar ano após ano, e quem sabe um dia o ser humano terá de extrair água de reservatórios que hoje em dia não são utilizados, aumentando ainda mais o custo da água.

No futuro, quem sabe, água limpa será o bem mais valioso do planeta, mais caro do que ouro e diamante! Poderá ser, inclusive, motivo de conflitos e guerras!

Meu maior medo, é que o ser humano faça uma m... muito grande, e o ciclo da água seja interrompido de alguma forma... Seria a extinção da vida!

Abraços

Anônimo disse...

(mesmo anônimo do chip no braço [rsrs])

Agora gostaria de saber de outra coisa.
Sou fã do Homem-Aranha, e, fiquei meio assustado (apesar de saber que nem tudo que fica na net é verdade) com o que aconteceria se alguma aranha geneticamente modificada ou com radiação picasse um ser humano.
Minha "Tia", que é professora de ciências disse que, apesar de modificar o DNA, que, não iria modificar do jeito que a do Homem-Aranha, que a pessoa iria ganhar alguma doença.
E, o que a Sra. acha que iria acontecer?

P.S: eu ví no net que o organismo ia se preparar, que ia ficar doendo muito as costas, por causa das novas pernas que iriam nascer, e aí... O PAU QUEBROU! (¬¬).

Ana Maria disse...

Querido Anônimo Chip

A imaginação humana é maravilhosa! Podemos criar em nossa mentes ideias fantásticas e, quem sabe um dia, esta mesmas ideias até saiam do papel e se tornem realidade!

Você já leu "Vinte Mil Léguas Submarinas" de Julio Verne? Ele antecipa em quase duzentos anos equipamentos e técnicas de exploração submarinas! Recomendo muito a leitura deste livro, mas a edição completa, não a edição adaptada, ok?

Quanto à história do Homem-Aranha, sempre fui fã das histórias do aracnídeo, e meu filho mais velho é fã dele. Mas temos de separar o que é possível do que é totalmente impossível.

Caso uma pessoa sofresse alterações genéticas causadas por radiações ou por manipulação gênica, o que provavelmente iria acontecer é que estas células alteradas dariam origem à tumores, benignos ou malignos (câncer).

Você sabe do acidente nuclear que ocorreu em Chernobyl, não é? As pessoas que não morreram imediatamente desenvolveram mais tarde várias doenças, principalmente canceres. E posteriormente tiveram filhos com graves doenças e mal formações! Nenhum deles nasceu com super poderes ... quem dera!

Quanto à manipulação gênica, não é possível misturar genes de ser humana com aranha, por exemplo e daí nascer um "homem aranha" ou uma "aranha humana" (lembra do filme? :-)). Para uma manipulação gênica deve haver pareamento de base, pareamento de cromosssomos, não é uma coisa fácil de se fazer.
A possibilidade existe, mas a tecnologia ainda não!

Conhece o desenho "Mistureba"? Onde os personagens são misturas muito doidas de vários animais? Pos é, por enquanto só nos desenhos, literatura, ou nos filmes de hollywood!

É claro que ocorrem mutações naturais, mas para elas serem perpetuadas e passadas adiante estas alterações devem ser transmitidas pelos gametas sexuais, e além disso nem todas as mutações são passadas adiante, muitas desaparecem. E não ocorrem mutações tão severas assim.

Bem, não sei se esclareci, qualquer coisa pode perguntar de novo. Abraços.