Biologia Enem: as matérias que mais caem



Na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, biologia compõe boa parte das questões. Para você não ficar perdido na hora de estudar, listamos os cinco assuntos que mais apareceram nas últimas provas de Biologia do Enem.

Entender esses assuntos é essencial para fazer uma boa prova e garantir que você vai acertar o máximo de questões possível. É comum que essas matérias apareçam no Enem acompanhadas de perguntas sobre assuntos cotidianos e muitas vezes na forma de questões interdisciplinares (envolvendo mais de uma matéria na resolução).

1. Ecologia (41%)

A Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio que estão inseridos. De populações até biomas, é o conteúdo que de longe cai mais no Enem (normalmente contextualizando com questões ambientais e/ou mudanças climáticas).

2. Citologia (17%)

Aqui é tudo sobre a célula. Seus aspectos morfológicos, bioquímicos e muito mais. Não deixe de ir para o Enem sem saber qual é a função da mitocôndria. 😸

3. Fisiologia (10%)

O estudo sobre a anatomia e a fisiologia humana aborda os sistemas do nosso corpo (nervoso, por exemplo). Além disso, também encaixa aqui a reprodução humana e métodos contraceptivos.

4. Microbiologia (9%)

Bactérias, fungos e protozoários são todos microrganismos estudados pela microbiologia. Destaque aqui especificamente para o vírus, que costuma aparecer mais.

5. Genética (6%)

Muitas questões do Enem falam sobre o DNA e sua estrutura. Outras também abordam genes e o mecanismo de síntese proteica. Saber tudo sobre genética é muito importante para fazer uma boa prova!

0 comentários: