Dez temas essenciais em Biologia


Compreender os processos de obtenção de energia, a estrutura de uma célula eucariótica e leis da hereditariedade é fundamental para encarar as questões de biologia dos grandes vestibulares.

A prova de Biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) foca bastante em evolução. Já na Fuvest, vestibular da USP (Universidade de São Paulo), sempre cai, por exemplo, divisão celular, estrutura da célula, permeabilidade e principais características das leis mendelianas.

1- Origem da Vida e Evolução Biológica

O tema evolução é recorrente em todos os grandes vestibulares. Há perguntas que cobram a discussão teórica das diferenças entre as teorias de Lamark e Darwin, os mecanismos de formação das espécies e estudos de caso, como o clássico exemplo da seleção natural agindo sobre as mariposas brancas e pretas na Inglaterra durante a Revolução Industrial.

Há perguntas sobre a Evolução Humana, exigindo que os candidato conheçam e saibam interpretar árvores filogenéticas.

2- Citologia: ácidos nucleicos, síntese de proteínas e o controle do metabolismo celular

Dentro da citologia, o básico é o mais importante. Todos devem compreender assuntos como os mecanismos de replicação, transcrição e tradução do DNA.

A biotecnologia vem aparecendo frequentemente nos últimos vestibulares, e tem ganhado cada vez mais espaço dentro das provas, exigindo conhecimento sobre as técnicas (como a técnica do DNA recombinante, a clonagem, terapia gênica, transgênicos) e sobre as questões éticas de uso destas novas tecnologias, como no uso dos transgênicos.

3- Os processos de obtenção de energia: fotossíntese, fermentação e respiração celular

Os estudantes devem compreender bem quais são as substâncias envolvidas em cada processo, as etapas e o saldo energético.

4-Estrutura de célula eucariótica: a membrana plasmática e a permeabilidade; os orgânulos citoplasmáticos e seus papéis.

As funções básicas das organelas citoplasmáticas, da membrana plasmática e os processos de transporte de substâncias através da membrana, sendo o mais importante a osmose.

5- Divisão celular

Costuma aparecer nos grandes vestibulares de forma detalhada, exceto no Enem. É pedida uma visão geral dos processos de mitose e meiose, o impacto na sobrevivência do ser vivo e na manutenção da espécie.

6- Leis gerais da hereditariedade

Em genética, podemos encontrar questões com os mais variados tipos de herança. É importante que o vestibulando tenha domínio sobre a primeira e segunda leis de Mendel, e não deixe de ter muita atenção ao definir os genótipos e fenótipos, resolver os cálculos de probabilidades e interpretar os heredogramas apresentados na prova. Apesar de serem questões simples geralmente a distração e o cansaço levam o vestibulando ao erro.

7- Parasitoses humanas brasileiras: doenças provocadas por vírus, bactérias, protozoários e vermes

O aluno deve saber quais são as principais doenças parasitárias causadas por vírus, bactérias, protozoários e vermes, com ênfase nas mais frequentes no Brasil, e relacionar cada doença com o agente causador, forma de transmissão e profilaxia, além do potencial patológico de cada uma.

8- Fisiologia animal e vegetal

Conhecer bem o tema fisiologia é indispensável para responder questões sobre o funcionamento dos sistemas do corpo humano e dos outros animais.

Nos últimos anos temos encontrado também questões que exigem a interpretação das tabelas de valores nutricionais impressos nas embalagens dos alimentos que consumimos diariamente e seus efeitos sobre a fisiologia humana.

Em relação à fisiologia vegetal, o vestibulando deve ter claro o papel dos hormônios vegetais e funcionamento dos órgãos vegetais (raiz, caule e folha).

9- Fluxo de energia e os ciclos da matéria nos ecossistemas: produtores, consumidores, autotróficos, heterotróficos, decompositores, teias alimentares etc.

São questões sempre atuais e assuntos como sustentabilidade, desmatamento, poluição, uso da água, geração de energia, destino do lixo, aquecimento global podem aparecer mais de uma vez na mesma prova.

10- Dinâmica das populações e comunidades: determinantes populacionais, flutuações da população (competição, predatismo, parasitismo, alimentação)

São questões sempre atuais, com estudos de caso, como a relação entre linces e lebres do Canadá no século XVIII (Hudson´s Bay Company).

0 comentários: