O que é SISU e como funciona
O Sistema de Seleção Unificada mais conhecido como SISU, é um programa do MEC (Ministério da Educação) que disponibiliza as mais diversas vagas, nas mais diferentes universidades do Brasil.
Após o resultado do Enem 2018 ter saído, os alunos precisam ficar atento a inscrição SISU 2019, pois é através dele que os estudantes conseguem ingressar nas Universidades públicas, pois ele é o meio principal meio de acesso ao Ensino Superior de qualidade no Brasil.
O SISU automatiza as notas para então classificar os alunos, para se inscrever nele é necessário ter realizado o Enem 2018 INEP, assim é possível então concorrer a uma vaga no curso e na Universidade desejada.
Cronogramas para SISU 2019
Conforme o edital divulgado pelo MEC e as datas confirmadas para SISU 2019 são as seguintes. Não perca o prazo para inscrição e as matrículas.
Inscrições SISU 2019: de 22 de janeiro até as 23h59 de 25 de janeiro de 2019
1ª chamada: 28 de janeiro
Matrículas dos aprovados na 1ª chamada: 28 de janeiro a 4 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro até as 23h59 de 4 de fevereiro
Convocações nas demais chamadas: a partir de 7 de fevereiro
Como fazer inscrições SISU 2019 passo a passo
Primeiramente, antes de inscrição, veja se você tem direito a participar do SISU, o requisito é: ter tirado nota acima de zero na redação do Enem 2018.
Como nos anos anteriores, cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar.
Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).
Passo 1. As inscrições serão feitas no site oficial do programa: http://sisu.mec.gov.br/. E lembre que as inscrições são gratuitas e isentas de taxas.
Passo 2. Preencha os campos no formulário, selecione duas opções de curso e confirmar a sua inscrição SISU.
Passo 3. Conclua todo o procedimento e confira se as suas opções estão de acordo com o que você deseja.
Nota de corte e lista de espera
Nota de corte será definida baseado nas vagas e inscritos. A nota será divulgada oficialmente pelo MEC.
Do dia 30 de janeiro até as 23h59 de 7 de fevereiro, os candidatos poderão manifestar interesse em alguma vaga para a qual não foram aprovados na primeira chamada. Só será permitido marcar o curso colocado como 1ª opção na inscrição.
As convocações serão feitas pelas universidades, em calendário definido por elas. Cabe ao candidato acompanhar os prazos.
0 comentários:
Postar um comentário