Pirâmides Ecológicas

 
As pirâmides ecológicas são representações gráficas das interações tróficas entre as espécies em uma comunidade.

Elas representam o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos, no decorrer da cadeia alimentar.

Na base da pirâmide estão os produtores, seguidos dos herbívoros e carnívoros. No nível mais alto da pirâmide estão os seres que ocupam o topo da cadeia alimentar.

As pirâmides ecológicas podem ser de três tipos: número, biomassa e energia.

Pirâmide de número

A pirâmide de número representa a quantidade de indivíduos em cada nível trófico.

Exemplo: se em uma comunidade temos 500.000 ervas (produtores), 50.000 roedores herbívoros (consumidor primário), 10.000 serpentes (consumidor secundário) e 10 águias (consumidor terciário), a pirâmide de número é a seguinte:
Pirâmide de número direta
Em algumas situações, a pirâmide de número pode ser invertida.

Exemplo: considere uma comunidade onde o número de produtores é baixo. Nesse caso, uma única árvore de grande porte serve de alimento para um grande número de herbívoros. Assim, temos a pirâmide de número invertida.
Pirâmide de número invertida

Pirâmide de biomassa

A pirâmide de biomassa representa a quantidade de matéria orgânica presente no corpo dos organismos em cada nível trófico.

Exemplo: se em uma comunidade temos as seguintes quantidades de biomassa em cada nível trófico, a pirâmide de biomassa será representada como na figura:
Pirâmide de biomassa
A pirâmide de biomassa também pode ser invertida.

Exemplo: Em um ecossistema aquático, o fitoplâncton é o principal produtor, ele se reproduz rapidamente e possui ciclo de vida curto. Em alguns momentos, a biomassa do fitoplâncton pode ser menor do que a biomassa dos seres de outros níveis tróficos, como os zooplânctons e peixes. Essa situação, faz com que a pirâmide de biomassa seja invertida.

Pirâmide de energia

A pirâmide de energia indica a magnitude energética das interações tróficas em uma comunidade. Ela é a mais complexa entre os três tipos de pirâmides ecológicas e engloba informações sobre a produção primária e secundária.

O fluxo de energia, através da cadeia alimentar, diminui em direção aos níveis tróficos mais altos. Assim, a energia diminui da base para o topo, porque parte da energia é incorporada por cada nível trófico e outra parte dissipada em forma de calor.

Por isso, quanto mais curta for a cadeia alimentar, mais energia será aproveitada.
Pirâmide de Energia
A pirâmide de energia nunca será invertida. Os produtores sempre armazenam a maior quantidade de energia.

0 comentários: