Maquiagem velha é campo fértil para bactérias, alertam especialistas


Dividir a maquiagem com amigas e familiares é outro hábito comum que deve ser combatido. Numa pesquisa britânica, um quarto das mulheres ouvidas --quase todas com menos de 24 anos-- confessaram que fazem isso, mesmo que uma em cada dez admita sofrer com frequência de doenças como conjuntivites. Além do risco de transmissão de conjuntivite e de outros problemas oculares pelo compartilhamento de delineadores, rímeis e lápis de olhos, doenças como herpes podem passar de uma boca para a outra quando se divide o mesmo batom.

E não adianta achar que está livre de transmitir alguma doença por não manifestar sintomas. "Pode ser que uma pessoa tenha um microorganismo que não causa a conjuntivite nela porque sua flora bacteriana é de um tipo, mas vai causar na sua amiga, que tem uma flora diferente", diz o médico Dr. Queiroz Neto.

Resolvi falar sobre este assunto porque vejo muitas alunas se maquiando em sala (mais do que gostaria!) e não creio que sejam cuidadosas ou tenham conhecimentos dos riscos que correm.

0 comentários: