Maquiagem velha é campo fértil para bactérias - 2


Não adianta saber passar o delineador sem borrar nenhum milímetro ou obter cílios de diva com o rímel: se você não ficar atenta a alguns cuidados básicos na hora de se maquiar, estará colocando a beleza e a saúde em risco. De acordo com uma nova pesquisa, é isso que vem acontecendo com uma grande quantidade de mulheres.

"O perigo de usar maquiagem velha é que ela se torna um campo fértil para o crescimento de bactérias, o que pode causar problemas oculares", disse à Folha a coordenadora do estudo, a optometrista Susan Blakeney. Segundo ela, não foi surpreendente a descoberta de que quase metade das mulheres que mantêm maus hábitos nessa questão reclama de coceira, lacrimejamento ou vermelhidão nos olhos.

Na Europa, além do prazo de validade, os rótulos dos cosméticos indicam o período de tempo que eles devem ser usados após abertos. Isso porque, a partir do momento em que o produto é colocado em uso, o contato com o ambiente e o manuseio constante o tornam mais sujeito à contaminação. "Os cosméticos têm gordura, proteína e vitaminas, ou seja, são um meio de cultura", diz a dermatologista Flávia Addor, diretora-técnica do Medcin Instituto da Pele, que realiza pesquisas clínicas com produtos dermatológicos.

Ainda falando sobre o tema maquiagem. E a leitura deste assunto também foi útil para mim, vou já já na casa da minha mãe jogar toda a maquiagem dela no lixo! :-)

0 comentários: