Tratamento de Esgoto



Existem dois sistemas para o tratamento do esgoto coletado: o aeróbio e o anaeróbio.

No processo aeróbio, utiliza-se uma aeração prolongada em fluxo orbital.  O sistema  "Carroussel",  desenvolvido na Holanda, permite a obtenção de um efluente com alta qualidade, garantindo uma eficiência acima de 95% no resultado do tratamento.
O processo de tratamento anaeróbio se dá pela estabilização de resíduos feita pela  ação de microorganismos, na ausência de ar ou de oxigênio elementar.

Processo de tratamento de esgoto - sistema aeróbio:
Para a instalação de estações de tratamento de esgoto aeróbio, são necessários grandes espaços físicos. Este tipo de estação não permite o aproveitamento dos gases gerados e apresentam maior consumo de energia elétrica.
A) Rede coletora - O esgoto  é  coletado nas casas, prédios, escolas, indústrias e outros imóveis, através de redes coletoras que convergem, por meio de interceptores, até a estação de tratamento.
B) Estação elevatória - Ao chegar à estação de tratamento, o esgoto é elevado por bombas tipo parafuso ou similar.
C) Gradeamento mecânico/desarenador - Aqui, materiais sólidos e areia que chegam  com  os  esgotos  são  eliminados,  para que  o  processo de tratamento tenha a continuidade adequada. O material é retirado e lavado para evitar problemas sanitários na disposição dos mesmos.
D) Tanques de aeração - Nestes tanques, ocorre o processo de introdução de oxigênio na massa  líquida.  Isso é feito para dar condições ao desenvolvimento dos microorganismos aeróbios, que só vivem em presença de ar e assimilam matéria em grande quantidade no esgoto.
E)  Decantadores - Nos decantadores, o  lodo é sedimentado por gravidade e o líquido, já tratado,  é coletado na parte superficial através de uma calha, conduzido por um canal, e lançado no rio. Esse líquido  está  livre  de  qualquer tipo  de  substância nociva à flora ou fauna, atendendo ao disposto na Resolução n.° 357/2005 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama ). A qualidade desta água apresenta características melhores do que a do próprio rio. Parte do lodo depositado retorna aos tanques de aeração para assegurar o equilíbrio do processo. A parte excedente é bombeada ao adensador.
F)  Adensador de lodo - No adensador, o lodo é concentrado para facilitar a disposição final do mesmo e depois recalcado para as lagoas ou leitos de secagem.
Sistema de tratamento aeróbio
A ETE Belém é uma das maiores estações existentes no Paraná e está localizada em Curitiba. Está em operação há mais de 20 anos e foi projetada para atender 500 mil habitantes.
Processo de tratamento de esgoto - sistema anaeróbio
Este tipo de processo é realizado no Reator Anaeróbio de Manto de Lodo e Fluxo Ascendente (Ralf),  com tecnologia desenvolvida  pela  Sanepar.  Apresenta uma série de vantagens em relação ao sistema aeróbio. Entre elas,  não  precisa de outros tipos de energia suplementar, e produz biogás, que pode ser utilizado como combustível, além de não requerer amplo espaço físico.

Ralf: Reator Anaeróbio de Manto de Lodo e Fluxo Ascendente
Funcionamento do processo de tratamento do esgoto sanitário da sua casa e do seu bairro quando tratado no Sistema Ralf:
A) Rede coletora - O esgoto é coletado nas casas, prédios, escolas e encaminhado  até  a  Estação de Tratamento de  Esgoto ( ETE - Ralf ) por rede coletoras e interceptores.
B) Estação elevatória - Ao chegar à estação, o esgoto é gradeado para reter sólidos grosseiros.  O líquido então é  bombeado à  ETE por meio de conjuntos motobombas.
C)  Tratamento preliminar -  (Gradeamento,  Desarenador e Medição de Vazão)  - Aqui, materiais sólidos que  chegam com o esgoto são separados para que o processo  de  tratamento tenha  continuidade adequada. O material retirado é levado por meio de caçambas para o aterro sanitário. 
D)  Ralf  (Reator  Anaeróbio de Manto de Lodo e Fluxo Ascendente) -  O líquido sofre tratamento  anaeróbio  por  meio  de  um   manto  de  lodo  que  se forma  no   fundo  do  tanque,  rico  em  bactérias.  O esgoto, após
percorrer este manto, retém e decompõe a matéria orgânica. O esgoto tratado é coletado e enviado à etapa de tratamento final.
E) Pós-tratamento  -   Recebe o esgoto tratado do Ralf e o trata novamente em filtro biológico ou lagoa de polimento para melhor purificação.  Seu efluente pode ser lançado nos rios sem  causar
danos ao meio ambiente.
F) Leito de secagem de lodo - Recebe o lodo digerido do Ralf para secagem  natural.  O material é depositado no leito de secagem por um período de até 30 dias para secagem.

2 comentários:

Anônimo disse...

é perigoso viver próximo ao algum desses centros ?

Ana Maria disse...

Oi Anônimo
Nenhum perigo em especial.

Abraços

Profa Ana Maria