Menino que extorquiu dinheiro de colega é punido por promotor

O promotor de Campo Grande, Sérgio Harfouche, da 27ª Vara da Infância e da Adolescência, determinou que o adolescente de 13 anos, que foi flagrado extorquindo dinheiro de um colega de escola, vai ser punido com 'castigo': ele terá que cumprir tarefas na escola, como limpeza de pátios e lavar louça da merenda escolar, além de participar de curso de orientação contra bullying. A penalidade será aplicada a partir de segunda-feira (30).

O “castigo” foi aplicado no lugar de medida sócio-educativa, uma alternativa que já tem histórico em outras escolas de Campo Grande, em projeto da promotoria. “Se fosse para a Unei, ele vira bandido”, disse Harfouche. “É uma escola de marginal, institucionalizada no Brasil inteiro; infelizmente não tem perfil de educação”, referindo-se à Unidade Educacional de Internação.
Harfouche resolveu aplicar este tipo de penalidade o pois o garoto não tinha qualquer antecedente na Justiça. Nestes três meses de penalidade, caso seja flagrado em outra situação irregular, irá responder pelo ato infracional da extorsão, sendo punido com internação na Unei. "Estou dando a oportunidade para que ele mostre se é indisciplinado ou infrator".

Além da punição, a mãe do garoto terá que entregar R$ 500,00 à vítima, montante médio calculado que o garoto, também de 13 anos, teria pago para evitar ser agredido na escola. Nenhum dos garotos estuda mais na instituição em que o caso aconteceu, mas a punição será cumprida lá, como forma de alerta as outros estudantes.

A Polícia Civil investiga outros dois adolescentes que também estariam extorquindo dinheiro do menino. Na próxima semana, Harfouche irá conversar com o garoto que foi vítima de bullying, para acompanhamento.

Fonte: http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2011/05/castigo-de-menino-que-extorquiu-colega-em-ms-comeca-no-dia-30.html

Precisamos de mais promotores assim! Deu uma chance para que o garoto infrator mude de vida, mas sem aliviar a pena. Assim que se deve fazer. Parabéns, Sr. Sérgio Harfouche!

0 comentários: