Poluição Térmica



A poluição térmica é aquela onde ocorre o aumento da temperatura da água ou do ar, ocasionando mudanças no meio ambiente.

Poluição térmica da água

Uso da água para a refrigeração de centrais elétricas e usinas nucleares.

Neste caso, água retorna ao meio ambiente, porém com uma temperatura mais elevada. Esta alteração na temperatura da água pode provocar a diminuição do oxigênio e afetar o ecossistema de oceanos ou rios. Isto ocorre, pois a diminuição do oxigênio afeta a respiração de muitas espécies de animais marinhos.

Numa outra situação, a abertura de comportas de usinas hidrelétricas, procedimento feito em caso de manutenção, pode despejar grande volume de água em temperatura diferente àquela do rio ou oceano. Esta mudança brusca na temperatura da água pode provocar a morte de peixes e outros animais marinhos, que não estão adaptados a esta espécie de “choque térmico” das águas.

Quando ocorre o aumento da temperatura da água, acima do normal tolerado pelo ecossistema, podem ocorrer também a desenvolvimento de bactérias e fungos, causadores de doenças em peixes e outras espécies marinhas.


Uso da água em processos industriais

Muitas indústrias utilizam água em diversos processos produtivos, principalmente para arrefecimento. Muitas delas devolvem a água, após o uso, aos rios e oceanos. Mesmo que estejam limpas (despoluídas), elas entram no ecossistema com temperatura diferente. Nesta situação, os problemas provocados ao meio ambiente são os mesmos citados nos casos das centrais elétricas e usinas nucleares.

As principais indústrias causadoras de poluição térmica são: químicas, papel e celulose, siderúrgicas, refino de petróleo e fundição de metais.


Poluição térmica do ar

Embora menos comum do que a ocorrida com água, a poluição térmica do ar também pode provocar problemas ambientais. Algumas indústrias lançam no ar grandes quantidades de vapor de água de uma vez. Caso esse vapor superaquecido seja lançado próximo a uma área verde num dia com pouca dispersão do ar, pode ocasionar a morte de pássaros, insetos e até algumas espécies vegetais mais sensíveis. Se isto acontecer constantemente, os prejuízos ambientais podem ser até mais graves.


Solução

Para que este tipo de poluição não ocorra, seria importante que os agentes causadores tratassem a água e o ar antes de lançarem no meio ambiente. Tanto a água quanto o ar deveriam ter temperatura igual ou muito próxima do ambiente onde são despejados.

0 comentários: