Reino Vegetal

O Reino Vegetal (Plantae, Metaphyta ou Vegetabilia) é composto por seres vivos eucariontes e autótrofos – que produzem o próprio alimento. As plantas, representantes desse reino, possuem diversos tamanhos, que vão desde os pequenos musgos até as gigantes sequoias.

Há cerca de 1200 milhões de anos, camadas de algas originaram os primeiros organismos do Reino Vegetal. Em função da característica evolutiva desses seres vivos, as plantas terrestres, surgiram por volta de 450 milhões de anos atrás, evoluídas das algas.

Para conquistarem o novo ambiente, as plantas precisaram se adaptar às suas novas condições de vida. Assim, desenvolveram vasos condutores de seiva – estrutura que garante a distribuição das seivas bruta.

No meio do período Devoniano (416 – 359 milhões de anos), as plantas já possuíam estruturas comuns às modernas como raízes, folhas e madeira secundária. Ao final desse período, já existiam florestas de árvores altas.
Partes da planta.


De forma geral, as plantas pertencentes ao Reino Vegetal possuem: raiz (fixação e nutrição), caule (suporte e transporte de nutrientes), folhas (fotossíntese), flores (reprodução) e frutos (proteção das sementes).


Características gerais


Diferente dos seres vivos que compõem o Reino Animalia, Reino Protista, Reino Fungi e Reino Monera, as plantas possuem características elementares:

  • Eucariontes: as células dos organismos eucariontes se difere dos procariontes, devido à presença de núcleo organizado e vários tipos de organelas membranosas;
  • Pluricelulares: os seres vivos pluricelulares possuem duas ou mais células, cada uma com uma função específica. Por exemplo, o anterozoide é a célula sexual masculina das plantas;
  • Autótrofos: dentro da biologia, a autotrofia é a capacidade do organismo vivo de produzir seu próprio alimento através da fotossíntese ou da quimiossíntese;
  • Fotossintetizantes: as plantas verdes convertem dióxido de carbono e água em glicose por meio da energia da luz, caracterizando a fotossíntese.


0 comentários: